Futebol Internacional
Tumulto no Campeonato Argentino faz governo do país tomar providências
— Continua depois da publicidade —
A 23ª rodada do Campeonato Argentino ficou marcada por um enorme tumulto acontecido no estádio Juan Carmelo Zerillo no jogo entre o Gimnasia y Esgrima e o Boca Juniors. Na confusão, de acordo com a imprensa local, o torcedor César Gustavo Regueiro do Gimnasia, acabou perdendo a vida. Por conta da enorme repercussão, o governo da Argentina resolveu tomar algumas providência e, inicialmente, afastou o chefe de operações de segurança responsável pelo jogo. A partida foi suspensa e não tem data para ser disputada.
Além do falecimento do torcedor do Gimnasia, as informações dão conta de que um cinegrafista também ficou ferido e muitas crianças acabaram se perdendo de seus pais ou tendo dificuldades para respirar devido ao uso de gás lacrimogêneo por parte das forças de segurança.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O Governo da Argentina está agora analisando os fatores que possam ter levado ao problema e, inicialmente, está descartada a possibilidade de uma venda de ingressos acima da capacidade comportada pelo estádio. O local recebeu um grande número de torcedores, mas dentro do limite estabelecido anteriormente.
A confusão teria sido iniciada do lado de fora do estádio, mas foi aos poucos tomando as arquibancadas, o que forçou muitos torcedores a invadir o gramado em busca de proteção. O árbitro Hernán Mastrángelo acabou suspendendo o jogo por falta de segurança aos nove minutos do primeiro tempo e com o placar ainda em 0 a 0. Agora caberá a AFA (Associação do Futebol Argentino) determinar uma nova data para a realização da partida.
A princípio, a imprensa local vem destacando que o jogo poderá ser novamente disputado no próximo dia 19 de outubro, mas outras partidas também correm o risco de serem adiadas. O San Lorenzo, por exemplo, que será o próximo adversário do Gimnasia ainda aguarda o desenrolar do caso para organizar a sua viagem, uma vez que vai atuar na condição de visitante.
Devido ao ocorrido e a perícia que vem sendo feita no local, ainda não há a certeza de uma liberação imediata do estádio Juan Carmelo Zerillo. Existe a possibilidade de o clube ter que atuar em outro local para dar sequência ao campeonato nacional ou então ter os seus jogos como mandante adiados. Nos próximos dias, a AFA terá muitas questões a resolver.
Confira o comunicado do Governo da Argentina:
É inadmissível que milhares de pessoas de La Plata tenham que viver o que viveram ontem à noite e, mais ainda, que tenha ocorrido o lamentável fato de César Regueiro ter perdido a vida no quadro do encontro.
De igual modo, informamos que quase todas as pessoas que sofreram lesões e receberam a assistência prestada pelo sistema de saúde provincial já receberam alta, conforme detalhado no relatório médico que se encontra anexo no final deste comunicado .
Determinamos a suspensão do Chefe da Operação e para que todos os elementos sejam disponibilizados ao procurador que intervém.