Futebol Internacional
Uefa confirma mudanças na Liga dos Campeões a partir de 2024
— Continua depois da publicidade —
Depois de uma reunião entre a Uefa, a Associação de Clubes Europeus e as Ligas Europeias, a Liga dos Campeões terá oficialmente o seu formato mudado a partir de 2024. A principal competição de clubes da Europa vai passar a ter 36 equipes ao invés de 32, como é atualmente. Depois de ouvir todas as partes envolvidas, a Uefa, entidade máxima do futebol europeu, aprovou uma série de mudanças.
Para começar, clubes de uma determinada liga e que tiveram bom rendimento na temporada anterior poderão ser recompensados. A utilização do ranking da entidade para determinar essa questão deverá ser aplicada. Assim, clubes que não conseguiram classificação direta para a Liga dos Campeões, mas que disputam a liga em melhor posição no ranking, poderão ficar com a vaga na competição.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Mais dois jogos:
Inicialmente a intenção da entidade era realizar a primeira fase (grupos) com dez jogos ao invés dos seis que são praticados no momento. No entanto, devido ao grande calendário de jogos, principalmente de clubes ingleses, ficou decidido que a fase inicial da competição terá agora oito jogos para definir os classificados.
Chamado de “modelo suíço”, a competição deixaria de ter a tradicional fase de grupos para ter uma tabela geral. Os oito jogos serão definidos por sorteio e dentro do ranking da Uefa. Isso vai garantir que clubes do mesmo nível tenham dificuldades semelhantes dentro da competição. Os oito melhores seriam os classificados diretamente para as oitavas.
A partir daí, haverá um playoff entre os classificados da 9ª à 25ª colocação. Após jogos entre si, respeitando a ordem de classificação, os outros oito times das oitavas serão conhecidos. O sistema ainda vai determinar que clubes classificados nas quatro primeiras colocações não caiam no mesmo lado da chave de disputa.
— As decisões que tomamos concluem um extenso processo de consulta durante o qual ouvimos as ideias de torcedores, jogadores, treinadores, federações, clubes e ligas — disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.
As mudanças adotadas na Liga dos Campeões também serão semelhantes às aplicadas dentro da Liga Europa e da Conference League, que passarão a ter um número maior de clubes classificados. O Comité Executivo da UEFA confirmou, mais uma vez, que todos os jogos anteriores à final continuarão a ser disputados durante a semana.