Olimpíadas
Último colocado dos 100m nas Olimpíadas, Maleso Fukofuka bate melhor tempo da vida
O jovem atleta tongolês terminou a prova em 12.11s, registrando a pior marca entre os competidores e superando o recorde pessoal
— Continua depois da publicidade —
Na rodada preliminar dos 100m masculino, prova que abriu o sábado (3) de atletismo nas Olimpíadas de Paris 2024, no Stade de France, a marca de um atleta chamou atenção. Maleso Fukofuka, de Tonga, foi o último colocado entre os competidores, concluindo a prova em 12.11s. Longe de ser um dos melhores tempos da modalidade, o registro é a melhor marca da vida do atleta de apenas 19 anos.
Em entrevista ao UOL, Fukofuka comemorou o recorde pessoal e compartilhou que estava se sentindo contente com o feito. “Obrigado pela oportunidade de poder falar isso: estou muito feliz. É a melhor marca da minha vida. Eu realmente fiz o meu melhor hoje.”
O jovem tongolês chegou às Olimpíadas de Paris através das cotas de universalidade, convite do Comitê Olímpico Internacional destinado a atletas de países que não estão nos jogos, para disseminar o esporte ao redor mundo. Conciliando o atletismo com os estudos, Maleso Fukofuka participa de competições amadoras e do circuito universitário de seu país. A especialidade do atleta são os 1.500m, mas há um ano disputa decatlo, que inclui, entre as dez modalidades, a corrida dos 100m rasos.
Fukofuka compartilhou a sensação de estrear em uma disputa olímpica diante de torcedores de diversos países. O atleta disse que estava concentrado na prova e só olhou para o estádio repleto de pessoas ao completar a bateria. “Quando me coloquei no bloco de partida, eu ouvi o barulho das pessoas torcendo, gritando, mas tentei focar em minha competição. Só olhei finalmente para as arquibancadas quando terminei. E foi demais.”
Em suas redes sociais, o jovem compartilhou imagens da corrida e celebrou a participação nas Olimpíadas. “A história da minha vida. Primeiros Jogos Olímpicos 2024. Paris, França, representando meu país”, escreveu Fukofuka.