Bastidores ENM

Valor de mercado de clubes europeus deve cair até 25% por causa da pandemia, diz estudo

Publicado em

PSG é um dos clubes mais afetados em valor de mercado na pandemia. FOTO: Reprodução/Twitter PSG
— Continua depois da publicidade —

Os levantamentos acerca dos impactos da pandemia do novo coronavírus seguem sendo divulgados pelas companhias de gestão financeira ao redor do mundo. O mais recente dá conta de que o valor de mercado dos principais clubes das maiores ligas do futebol europeu deve registrar queda média entre 20% e 25%, de acordo com o estudo divulgado nesta terça-feira (23) pela KPMG.

A empresa holandesa de consultoria financeira avaliou que as perdas individuais dos clubes devem variar de 15% a 30%, depedendo das dívidas, das receitas e o tamanho da necessidade de negociar jogadores, critérios usados para saber a força de balanços financeiros.

Estudo da consultoria KPMG sobre o impacto da pandemia no valor de mercado dos clubes europeus. FOTO: Divulgação

A KPMG considerou dois cenários para o seu levantamento: o primeiro são os das ligas que vão terminar a temporada com portões fechados; o segundo são as que decidiram por encerrar a competição sem um campeão, como os campeonatos francês e holandês.

Publicidade

Os clubes das ligas que cancelaram o calendário são os que mais sofreram perda de valor de marcado de seu elenco. No estudo, a KPMG calculou perdas de 27,5% do Lyon (Ligue 1/França), 25,4% do Paris Saint-Germain (Ligue 1) e 21,7% do Ajax (Eredivisie/Holanda).

No cenário das ligas que decidiram por encerrar a temporada 2019/2020, Galatasaray (Turquia), Sevilla (Espanha), e Barcelona serão os mais impactados com as perdas no próprio valor de mercado, com 23,3%, 21,8% e 20,5%, respectivamente.

Para a realização do estudo, a KPMG analisou o valor agregado de jogadores de 10 ligas do futebol europeu, que contam com mais de quatro mil atletas inscritos.

CLUBES LISTADOS NA BOLSA DE VALORES

A empresa holandesa também fez um levantamento considerando valor de mercado mais dívida líquida dos cinco principais clubes listados em bolsas de valores: Manchester United, Juventus, Borussia Dortmund, Roma e Ajax. A consultoria financeira concluiu que houve uma desvalorização de 29% desses clubes durante a pandemia de Covid-19.

No entanto, a KPMG afirma que houve uma recuperação do mercado nas últimas duas semanas, após as confirmações para a conclusão da temporada, mesmo que com jogos sem torcidas.

Análise dos resultados dos cinco principais clubes europeus listados em bolsa de valores. FOTO: Divulgação

A íntegra do estudo pode ser acessada aqui.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile