Futebol Internacional
Valor de mercado dos jogadores cai durante a pandemia
— Continua depois da publicidade —
A pandemia do novo coronavírus tem afetado todas as esferas do futebol, em especial na parte econômica. Desde a paralisação por medidas de segurança e para conter o contágio do vírus, clubes dos países, cujo os campeonatos estão paralisados, buscam soluções financeiras para conseguir botar a folha salarial em dia. Tais medidas incluem a redução dos altos salários e do números de atletas do elenco, ações que podem se estender por anos.
Como não há jogos desde o início de março nas principais ligas do planeta, o valor de mercado de diversos astros do futebol mundial caiu e esse efeito cascata pode refletir nas próximas janelas de transferências.
O posto de jogador mais valioso do mundo segue com francês Kylian Mbappé, de 21 anos. Antes da pandemia, o atleta chegou ao auge de seu valor de mercado, 200 milhões de euros, atualmente o atacante perdeu 10% de seu valor e caiu para 180 milhões.
O mesmo aconteceu com Neymar, companheiro de Mbappé no PSG. O brasileiro que custava cerca de 160 milhões de euros, hoje vale 128 milhões, dividindo o segundo posto com o inglês Raheem Sterling do Manchester City.
Essa queda dos preços evidencia que a próxima janela de verão para os clubes europeus e também a de inverno para os clubes brasileiros, serão muito afetadas por conta da paralisação. Será difícil ver negociações faraônicas como a ida de Neymar do Barcelona para o PSG ou a saída de Philippe Coutinho do Liverpool para o Barça.
Nas próximas épocas de transferências veremos muita barganha e poucos clubes a fim de abrir seus cofres para contratar grandes estrelas. Um dos artifícios que poderá ser bastante utilizado é a troca de atletas com valores equivalentes de mercado ou até uma troca com uma quantia pequena de valor envolvida.
Confira a lista dos jogadores mais valiosos do mundo e a variação do preço nesse período:
1° Kylian Mbappé (PSG) – 200 milhões de euros/180 milhões de euros (-10%)
2° Neymar (PSG) – 160 milhões de euros/128 milhões de euros (-20%)
3° Raheem Sterling (Manchester City) – 160 milhões de euros/128 milhões de euros (-20%)
4° Sadio Mané (Liverpool) – 150 milhões de euros/120 milhões de euros (-20%)
5° Mohamed Salah (Liverpool) – 150 milhões de euros/120 milhões de euros (-20%)
9° Lionel Messi (Barcelona) – 140 milhões de euros/112 milhões de euros (-20%)
26° Roberto Firmino (Liverpool) – 90 milhões de euros/72 milhões de euros (-20%)
27° Alisson (Liverpool) – 90 milhões de euros/72 milhões de euros (-20%)
42° Casemiro (Real Madrid) – 80 milhões de euros/64 milhões de euros (-20%)
46° Cristiano Ronaldo (Juventus) – 75 milhões de euros/60 milhões de euros (-20%)
FONTE DOS VALORES: Transfermarkt