Automobilismo

Valtteri Bottas impede pole 100 de Hamilton e larga na frente no GP de Portugal

Publicado em

Divulgação / Twitter F1
— Continua depois da publicidade —

Não foi dessa vez que Lewis Hamilton cravou mais um recorde em sua carreira. Valtteri Bottas fez a pole position neste sábado (01), apenas 0,007s mais rápido que o heptacampeão. Mas só metade do trabalho foi realizado neste GP de Portugal: o inglês larga em segundo, enquanto Max Verstappen começa em terceiro em Portimão.

Seguindo o que foi visto nos treinos livres, a pole de Bottas precisou superar condições complicadas além da diferença mínima para o companheiro de equipe. A pista com pouca aderência, o vento forte e que mudava de direção, além dos limites de pista rígidos em três trechos dificultaram o trabalho. Curiosamente, os pilotos da equipe alemã cravaram os melhores tempos com pneus médios e Verstappen, com macios, não conseguiu ser mais rápido.

O holandês até tentou: Verstappen teve sua primeira volta no Q3 desconsiderada por ter infringindo os limites de pista. Nesta ocasião, cravou 1m18s209, 139 milésimos melhor que Bottas, o que lhe daria a liderença.

Publicidade
Bottas e Hamilton formam a primeira fila do GP de Portugal. Largada promete ser alucinante (Divulgação / Twitter Mercedes)

BRIGA NO PELOTÃO INTERMEDIÁRIO

A briga no pelotão intermediário foi bastante dura, com as duas Ferrari sofrendo para chegar na última parte da classificação. O resultado traz sentimentos mistos: enquanto Carlos Sainz larga em 5º – apenas atrás das Mercedes e das Red Bull – o monegasco Charles Leclerc só conseguiu o 8º tempo.

A McLaren terá muito trabalho, porque Lando Norris larga em 7º e não poderá contar com o companheiro de equipe lá na frente. Quem recebeu aplausos da equipe foi George Russell. O inglês largará em 11º, mas ficou a 0,057′ de Pierre Gasly, o melhor da AlphaTauri.

RICCIARDO CAI NO Q1

A surpresa no Q1 foi Daniel Ricciardo, da McLaren. O piloto australiano ficou em 16º, sem conseguir superar as Alfa Romeo e a Williams de George Russell. O resultado fica ainda pior para ele considerando que, nessa sessão, seu companheiro de equipe, Lando Norris, andou no ritmo das Mercedes e chegou ao Q3.

Outro que não conseguiu passar foi Lance Stroll, que dessa vez largará em 17º, atrás de Sebastian Vettel. O alemão fez uma boa classificação, conseguiu chegar ao Q3, ficando na 10º posição.

Quem não deve ficar satisfeito é outro campeão: Fernando Alonso perdeu a disputa com o companheiro de equipe e ficou no Q2, em 13º. Visivelmente irritado, o espanhol foi monossilábico e se recusou a responder as perguntas da reportagem da TV Bandeirantes. Occon inicia a corrida em 6º.

O GP de Portugal tem largada neste domingo (02), às 11h, com comentários em tempo real no Esporte News Mundo. Siga nossas redes sociais no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile