Vasco
Vasco mostra evolução tática sob o comando de Rafael Paiva
Apesar da derrota para o Bahia, o Vasco fez uma boa partida na Fonte Nova. Em mais um jogo sob o comando de Rafael Paiva, a equipe demonstrou melhoras.
— Continua depois da publicidade —
Apesar da derrota para o Bahia, por 2 a 1, o Vasco fez uma boa partida na Fonte Nova. A equipe de Rafael Paiva demonstrou um desempenho seguro e criou chances de perigo que poderiam ter trazido um ponto de volta ao Rio de Janeiro. A expulsão de David, no entanto, deixou o time exposto à pressão do Tricolor de Aço. Com um a menos por quase todo o segundo tempo, o Cruzmaltino sofreu o gol da derrota aos 40 minutos.
Depois da vitória contra o São Paulo, na 11ª rodada, o técnico cruzmaltino repetiu a escalação contra o Bahia. O meio-campo, que havia funcionado contra os paulistas, não deu tão certo contra os baianos. Guilherme Estrella não foi bem dessa vez. O jovem da base falhou em jogadas simples e não conseguiu acionar os companheiros no ataque. No setor defensivo, a decisão do treinador em manter João Victor como titular se mostrou positiva. Mais uma atuação segura do zagueiro.
O trio de ataque parece ter se firmado com Adson, Vegetti e David. Com sete finalizações totais e três no gol, o Vasco ameaçou o adversário em algumas oportunidades. A equipe teve boa produção ofensiva, com apoio de Lucas Piton e com as investidas rápidas de Adson. O artilheiro Vegetti não teve grande atuação. Com um jogador a menos desde os 14 da segunda etapa, a missão ficou mais difícil para o Gigante da Colina. O panorama do jogo mudou e, a partir de então, o time só se defendeu. Mesmo assim, não deu para evitar mais um triunfo do Esquadrão, que chegou à vice-liderança do campeonato.
A diretoria do Vasco não definiu quem comandará a equipe até o fim da temporada. Desde a demissão do português Álvaro Pacheco, alguns nomes foram ligados ao clube. O principal deles, Ramón Díaz, poderia retornar ao cargo depois de uma saída conturbada no fim de abril. Ainda assim, existe a possibilidade de efetivação de Rafael Paiva, que agradou a direção com o desempenho recente. Devido ao dia a dia conflituoso do Cruzmaltino, com trocas de comando e disputas judiciais contra a SAF, nenhuma decisão foi tomada até o momento.
Em seis partidas como treinador do time profissional, Paiva conquistou duas vitórias, dois empates e sofreu duas derrotas. Conseguiu a classificação para as oitavas da Copa do Brasil após vencer a disputa de pênaltis contra o Fortaleza, em 21 de maio. No último sábado (22), o Vasco fez ótima partida e goleou o São Paulo por 4 a 1, de virada. Na sequência do Brasileirão, o Gigante da Colina recebe o Botafogo, em jogo válido pela 12ª rodada. O clássico será disputado no sábado (29), às 18h30, em São Januário.