Campeonato Brasileiro
Vasco pode se inspirar em virada histórica contra o Palmeiras e recuperar protagonismo
— Continua depois da publicidade —
Apesar de torcidas aliadas, Vasco e Palmeiras compartilham uma rivalidade quase centenária. Principais times brasileiros do fim dos anos 90, o cruzmaltino mira voltar a dividir o protagonismo nacional com os palmeirenses. Na época, foram três disputas de campeonato e uma virada histórica, que é inspiração para a redenção vascaína.
Quem assistiu a final da Mercosul 2000 dificilmente imaginaria, que 23 anos depois, muitos vascaínos e palmeirenses simpatizariam entre si. Os dois clubes compartilham o sentimento de destruição construído por antigos dirigentes. O Palmeiras se reergueu rápido, enquanto o cruzmaltino sangrou bastante por muitos anos.
A rivalidade entre os paulistas e cariocas tem tudo para voltar nos próximos anos. Com a promessa de investimento no futebol, o Gigante pretende disputar títulos em breve, enquanto o Verdão é um dos protagonistas na América do Sul nas últimas temporadas.
É justo afirmar que atualmente muitos vascaínos torcem para o Palmeiras inclusive. Durante a série B, o time de São Januário viu seu maior rival conquistar Libertadores e Copa do Brasil. A coisa só não foi pior justamente graças ao Porco. O clube paulista se firmou como o principal opositor do Flamengo nos últimos anos e foi a principal pedra no sapato de Gabigol e companhia, gerando a simpatia de muitos cruzmaltinos.
A rivalidade quase centenária:
Datado pela primeira vez em 28 de setembro de 1924, os times disputaram a Taça Vasco da Gama, com vitória do Verdão no Rio de Janeiro por 2 a 0. Após isso, os dois clubes disputaram jogos decisivos e formaram uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.
Já foram 101 partidas jogadas, com 50 vitórias palmeirenses e 22 vascaínas. Apesar da longa vantagem paulista, o Vasco leva a melhor em decisões importantes.
Em 1997, provocações dos dois lados da arquibancada na disputa pelo título brasileiro. O duelo foi a parada final do trem-bala vascaíno no seu tricampeonato. Em um ano marcante de Edmundo, foram dois empates em 0x0, o suficiente para que o Vasco conquistasse o título graças a melhor campanha.
No Torneio Rio-São Paulo de 2000, o Palmeiras se vingou. Com direito a 6×1 no agregado, o Verdão venceu os dois jogos e ganhou o campeonato.
Na mesma temporada, os dois clubes protagonizaram um dos melhores jogos da história do esporte. Em pleno Parque Antártica, o alviverde saiu do primeiro tempo na frente com 3×0 no placar e gritos de campeão vindos da arquibancada. Os vascaínos, que já haviam perdido o segundo jogo do Rio-São Paulo por 4×0 no mesmo ano, dificilmente acreditariam no impossível. Mas o fato que podemos contar é que o Vasco virou a decisão para 4×3 e foi campeão. A partida é considerada a maior de todas entre times brasileiros.
Os dois duelos mais recentes entre os dois em mata-mata foram em Copas Sul-Americanas. Em 2008, o Palmeiras eliminou o Vasco na segunda fase, enquanto que em 2011 foi a vez dos cariocas tirarem o Verdão na mesma fase.
Em 2018, o decacampeonato do Palmeiras foi conquistado em São Januário, em cima do Vasco. Com gol de Deyverson, os paulistas venceram por 1×0 e levaram o título brasileiro. A derrota quase resultou no rebaixamento do cruzmaltino para a série B.
Vasco e Palmeiras se enfrentam domingo, às 16h, no Maracanã. A partida válida pelo Campeonato Brasileiro é a primeira entre os dois times desde que o Gigante da Colina virou SAF.