Atlético-MG

O 2022 das Vingadoras: Veja como foi o ano no futebol feminino do Atlético-MG

Publicado em

Foto: Bruno Sousa / Atlético
— Continua depois da publicidade —

O ano vai chegando ao fim, mas antes que acabe, o ENM vai relembrar como foi o 2022 do Atlético-MG feminino, ou das “Vingadoras”. Ao longo da temporada, vários altos e baixos. Nele, teve direito a reformulação no elenco, estreia na Série A1 do Campeonato Brasileiro, vice-campeonato internacional e tricampeonato estadual.

Reformulação no elenco

Após conquistar o acesso para a Série A1 do Campeonato Brasileiro em 2021, o time passou por uma reformulação no início do ano. Entre os meses de janeiro e fevereiro, 15 atletas saíram do elenco e outras 17 chegaram para o plantel atleticano, que disputou 3 competições durante o ano.

Publicidade

Campeonato Brasileiro

As Vingadoras não tiveram uma campanha de encher os olhos no Campeonato Brasileiro, caindo na primeira fase da competição e ficando na 11ª colocação. O Atlético teve o aproveitamento de 42,2%, fechando a competição com cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. A destaque da equipe foi a atacante Nathane Febem, que marcou três gols durante a competição.

Copa ídolas

O Atlético participou no ano de 2022 da Copa Ídolas, competição internacional amistoso, que ocorreu entre os dias 17 e 25 de setembro, em Cali, na Colômbia. A equipe alvinegra não mandou as suas atletas principais para o torneio, já que coincidiu com as datas com o início do Campeonato Mineiro.

No entanto, a equipe utilizou as atletas da base na competição. As Vingadoras terminaram a competição com o vice-campeonato, perdendo a final para o Deportivo Cali, nos pênaltis, por 2 a 1, após empatar no tempo normal em 3 a 3. A competição também gerou aos cofres alvinegros cerca de R$ 52 mil.

Tricampeonato estadual

O Atlético fechou a temporada com o tricampeonato estadual em cima do maior rival. As Vingadoras fizeram uma primeira fase quase perfeita, classificando em segundo lugar e com apenas uma derrota em cinco jogos.

Na semifinal, enfrentou o América, e mesmo perdendo o primeiro jogo por 1 a 0, se classificou após vencer a segunda partida por 4 a 0. Na final, o Atlético enfrentou o maior rival, o Cruzeiro e em um jogo muito movimentado, bateu o time celeste nos pênaltis, por 4 a 1, após empate no tempo normal.

2022 acabou da melhor forma para o time atleticano, mas 2023 já está batendo na porta, a torcida espera uma campanha ainda melhor do que a deste ano.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile