Olimpíadas

Vela em Paris-24: Brasileiros vão à final da vela 470 em dia de novos cancelamentos

Henrique Haddad e Isabel Swan vão à medal race

Publicado em

Foto: World Sailing
— Continua depois da publicidade —

Os brasileiros Henrique Haddad e Isabel Swan se classificaram para a medal race no 470, na vela dinghy mista, nesta terça-feira (6), em Corniche, na Marina de Marselha, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A dupla ficou com a décima colocação no quadro geral e brigará por uma medalha olímpica na regata final.

Após os vários cancelamentos que ocorreram por conta das condições climáticas na França e falta de vento para competir, as duas regatas que ocorreriam na segunda-feira (5) foram remanejadas para hoje. Assim, os atletas teriam que passar por quatro regatas em um só dia.

A dupla brasileira, que precisava melhorar o desempenho na competição para ter chances de ir a final da vela 470, terminou a primeira regata do dia na décima terceira posição, 3 minutos e 2 segundos atrás dos líderes suíços Yves Mermod e Maja Siegenthaler, que fizeram a prova em 42 minutos e 54 segundos. Apesar de não ser a colocação ideal para os brasileiros, o melhor momento deles na competição viria na regata seguinte.

Publicidade

Henrique e Isabel fizeram uma prova impecável e foram os primeiros colocados. Terminaram a regata com o tempo de 45 minutos e 58 segundos, entrando finalmente na tão desejada zona de classificação para a medal race. Em décimo lugar, eles precisavam apenas manter o equilíbrio da ascensão na disputa com a regularidade de se manter entre os primeiros colocados.

Mas nem precisaram disso para seguir na competição, pois duas regatas da série foram canceladas. A falta de vento tem sido um problema recorrente nessas Olimpíadas, várias modalidades da vela tiveram que ser adiadas ou canceladas em decorrência dessa condição climática. Sendo assim, os brasileiros mantiveram a décima posição geral e se classificaram para a final da vela 470.

A medal race vai ser disputada na Marina de Marselha nesta quarta-feira (7) com previsão de início às 10h43, horário de Brasília.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile