Z - Z Não marcar 3
Verstappen larga em décimo, roda, e mesmo assim vence GP da Hungria
— Continua depois da publicidade —
Neste domingo (31), Max Verstappen se recuperou de um Q3 desastroso no sábado, rodou durante a corrida, mas conquistou a 28ª vitória da carreira e garantiu folga no mundial de pilotos. Hamilton largou da sétima posição e, com ótima corrida, terminou em segundo lugar, seguido de Russell, que teve dificuldades com os pneus e caiu de primeiro para terceiro. Com erros de estratégia de pneus, as Ferrari de Sainz e Leclerc caíram para as 4ª e 6ª posições, respectivamente.
No início, as primeiras cinco posições se mantiveram, mas Hamilton e Verstappen remaram longe do meio do pelotão, passaram rapidamente pelas Alpines e por Norris, e mantiveram posição confortável até a abertura da primeira janela de troca de pneus. A partir da 17ª volta, as trocas começaram a misturar as posições do grid. Bom para Verstappen, que aproveitou os undercuts e na volta 39 já havia ultrapassado Leclerc.
Mas o holandês não teve vida tão fácil, pois na mesma volta rodaria, perto da entrada dos boxes. Mesmo assim, Verstappen retomou as rédeas, re-ultrapassou Leclerc e dominou com folga até o fim.
Com estratégias diferentes, Verstappen largou com pneus macios e Hamilton com médios, ambos fizeram duas paradas. O piloto da Red Bull usou um composto macio e dois médios, enquanto que Lewis optou por médio, médio e macio.
Russell fez ótima atuação, defendeu-se de Leclerc, e depois o atacou. E isso fez com que seus pneus se desgastassem mais do que o normal, e o jovem britânico terminou em terceiro. Sainz perdeu a segunda posição após paradas ruins, mas conseguiu terminar em 4º, seguido de atuação sólida de Perez. O monegasco caiu para sexto com erro crasso dos estrategistas da Ferrari, que optaram por duros na primeira parada, tirando muito rendimento do carro, a ponto de ser superado por Russell na volta 55, até ser chamado aos boxes. Mesmo com macios, já era sexto e estava longe dos líderes.
Nesta sequência ficou o grid após a bandeirada: Ver, Ham, Rus, Sai, Per, Lec, Nor, Alo, Oco, Vet, Str, Gas, Ric, Zho, Msc, Ric, Alb, Mag, Lat, Tsu, Bot (DNF).
A fórmula 1 pausa para férias e retorna em Spa Francorchamps, no dia 28/08. Max Verstappen conta com 258 pontos no campeonato, contra 178 de Leclerc; e sua vantagem agora é de 80 pontos.