Automobilismo
Verstappen sofre no fim, mas vence GP da Emília-Romanha em corrida com homenagem a Senna
Piloto da Red Bull consegue segurar pressão de Lando Norris na reta final da corrida
— Continua depois da publicidade —
Max Verstappen é o campeão do Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1. O holandês liderou praticamente todos os giros do circuito de Ímola neste domingo, travou uma briga forte com Lando Norris no fim, mas cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. A corrida ainda marcou uma linda homenagem a Ayrton Senna realizada por Sebastian Vettel.
Líder do campeonato mundial, Verstappen chegou a 161 pontos com a vitória deste domingo. Lando Norris, da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari, completaram o pódio do GP da Emília-Romagna.
Luta nas primeiras posições
Faltando 11 voltas para a bandeirada final, a diferença entre Verstappen e Lando Norris caiu um pouco, para 4,5 segundos. A Red Bull rapidamente deu um toque no holandês. Na 56ª volta, Norris fez a vantagem de Verstappen cair em 2,3 segundos.
Norris foi se aproximando cada vez mais de Verstappen na rata final da corrida. Contudo, o holandês se segurou até a bandeirada quadriculada e levou o GP da Emilia-Romagna.
Antes dessa luta pela primeira colocação, Charles Leclerc partiu para cima de Lando Norris. A diferença entre os dois chegou a ser de oito décimos na 45ª volta. O monegasco abriu a asa móvel, mas não conseguiu ultrapassar o britânico da McLaren. Norris seguiu com ótima defesa até que abriu certa vantagem sobre Leclerc.
Homenagem a Senna
Simply the greatest pre-race show run in history 🥹#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/TBe9e1YWVi
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Sebastian Vettel pilotou a McLaren de Ayrton Senna no GP da Emilia-Romagna, em Imola, na Itália. A homenagem marca os 30 anos da morte do brasileiro, vítima de um acidente fatal na mesma pista.
– Definitivamente estava muito emocionado. Não sei, é difícil colocar em palavras. Acho que foi uma das emoções mais fortes que senti, apesar de estar sozinho na pista e nem mesmo correndo. Foi incrível. Quando peguei as bandeiras, foi tão poderoso – disse emocionado.
Em 1993, o brasileiro conquistou cinco vitórias com o modelo MP4/8. Essa é a segunda vez que o alemão pilota a McLaren de Senna. A primeira foi durante o Festival da Velocidade Goodwood, que aconteceu no Reino Unido, em julho de 2023. O alemão é dono de um dos modelos da temporada de 1993.
Confira o resultado do GP da Emília-Romanha de F1:
- 1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 63 voltas
- 2) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 63
- 3) Charles Leclerc (Ferrari) 63
- 4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 63
- 5) Carlos Sainz (Ferrari) 63
- 6) Lewis Hamilton (Mercedes) 63
- 7) George Russell (Mercedes) 63
- 8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 63
- 9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 63
- 10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 62
- 11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 62
- 12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 62
- 13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 62
- 14) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 62
- 15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 62
- 16) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 62
- 17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 62
- 18) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 62
- 19) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 62
- DNF) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 51