Copa do Mundo - Qatar 2022

Virgil van Dijk: A força defensiva da Holanda para a Copa do Mundo

Publicado em

Foto: JOHN THYS/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

O experiente zagueiro Virgil van Dijk vai disputar, no Qatar, a sua primeira Copa do Mundo da carreira, mas já aparece como o grande candidato a ser um dos principais destaques da equipe no Mundial. Aos 31 anos, o defensor do Liverpool não jogou a Copa de 2014 por não ter sido convocado e ficou fora em 2018, já que a Holanda não se classificou. Agora, em sua primeira oportunidade no maior torneio de futebol do mundo, van Dijk aparece como o principal defensor da equipe.

Nos últimos anos, o zagueiro holandês conseguiu grande destaque no futebol mundial e se tornou, de maneira muito rápida, um dos defensores mais importantes da Europa. Entre os anos de 2018 e 2020, Virgil van Dijk entrou para a equipe do ano da Uefa após suas grandes atuações pelo Liverpool, coroado ainda com os títulos da Premier League e da Champions.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

Apesar do enorme sucesso que conseguiu com o seu clube nos últimos anos, van Dijk ainda não tem tanta história para contar com a camisa da seleção da Holanda. A Copa do Mundo do Qatar, aliás, será o primeiro torneio oficial do defensor pela equipe. Com uma séria lesão nos ligamentos, van Dijk não disputou a última edição da Eurocopa, mas esteve presente em quatro jogos da Nations League da última temporada.

A presença de van Dijk na lista de convocados do técnico Louis van Gaal animou os torcedores, confiantes em uma boa participação na Copa do Mundo. Além do experiente zagueiro, a Holanda conta também com Matthijs de Ligt, jovem e muito promissor defensor que trocou a Juventus pelo Bayern de Munique no começo da temporada. Os dois juntos são considerados uma das melhores duplas de zaga de toda a Copa do Mundo.

Recentemente, a Holanda já mostrou a sua força defensiva na disputa da Nations League, aonde teve a melhor defesa do grupo 4 da Liga A. Foram seis gols sofridos em seis jogos, enfrentando adversários fortes como Bélgica e Holanda; País de Gales era a outra equipe do grupo. Com essa segurança no sistema defensivo, os holandeses esperam estar fortes para a Copa do Mundo e contar também com uma inspiração ofensiva, que tem em Memphis Depay a sua principal referência.

A Holanda está no grupo A da Copa do Mundo e vai estrear no próximo dia 21 de novembro, às 13hs (de Brasília), contra a seleção de Senegal, no Al Thumama. O anfitrião Qatar e o Equador também fazem parte do grupo da Holanda na Copa do Mundo.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile