Mais Esportes
Vôlei de praia: conheça sua história e as diferenças com o esporte de quadra
Praticar atividade física de forma regular é uma das melhores formas de cuidar da saúde do corpo e da mente, pois o exercício ajuda a fortalecer o sistema imunológico em boas condições e afasta os sentimentos de estresse e ansiedade.
No entanto, se a disciplina se executa ao ar livre e em contato com a natureza, os benefícios se potenciam. O vôlei de praia é um claro exemplo desta situação. Originado nos Estados Unidos, este esporte é muito popular nas costas de nosso país.
Você mora perto do mar e vai receber amigos em casa para assistir o jogo de hoje na televisão e não sabe o que fazer depois? Aproveite a ocasião para disputar umas partidas de vôlei. Não conhece muito bem este esporte? Continue lendo.
História do vôlei praia
Também conhecido como volleyball outdoor, o vôlei de praia é uma derivação do esporte de quadra que nasceu nas costas da cidade de Santa Mônica, no estado da Califórnia, Estados Unidos, na década de 1920. Durante a década de 1970 começaram a se organizar torneios profissionais nesse país.
A prática esportiva se espalhou em outras partes do mundo, inclusive em nosso país, onde em 1986 se realizou um campeonato nas praias de Copacabana e Santos. Dez anos depois, em 1996, o vôlei de praia foi reconhecido como um esporte olímpico e passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos.
Principais diferenças com o vôlei de quadra
O princípio básico das duas modalidades é igual, pois consiste em passar a bola sobre a rede para acertar o chão do lado dos adversários. No entanto, existem várias diferenças entre as variantes. Vamos conhecê-las.
Quantidade de jogadores
O vôlei de quadra é jogado por 6 esportistas e possui outros 6 atletas no banco de reserva para eventuais substituições por lesões ou outros inconvenientes.
O voleibol de praia possui apenas 2 jogadores e não tem reservas. Portanto, se algum deles se lesionar, não há quem ocupe seu lugar.
Comprimento da rede
No vôlei de quadra tem que ter entre 9,5 metros a 10 metros, com 25 centímetros a 50 centímetros em cada lado das faixas laterais.
O comprimento na variante praieira deve ser de 8,5 metros.
Espaço de jogo
No vôlei de quadra, o espaço de jogo deve ser de 18 metros x 9 metros, cercado por uma área liberada de pelo menos 5 metros nas laterais e 6,5 metros nas linhas do fundo.
As medidas não são iguais no vôlei de praia, que exige um espaço de jogo de 16 metros x 8 metros, cercado por uma área livre de entre 5 metros e 6 metros, tanto nas laterais como nas linhas de fundo.
Além disso, na modalidade que se disputa na areia, a quadra possui apenas duas linhas de fundo e duas linhas laterais, uma linha central que divide os lados adversários e uma linha de ataque colocada a 3 metros da central.
Pontuação
O vôlei de praia possui 2 sets de 21 pontos e, em caso de empates, deve ser disputado um terceiro set de 15 pontos.
A variante de quadra tem 2 sets de 25 pontos e um quinto set de 15 pontos para situações de empate.
Quantidade de toques na bola
Nas duas variantes os jogadores podem tocar até 3 vezes a bola antes de jogá-la para a quadra dos adversários. No entanto, a diferença do que acontece na quadra, no vôlei de praia, o contato do bloqueio faz parte da contagem.