Surfe

WSL: brasileiros chegam ao Finals Day da etapa do CS em Ericeira

Quartas de final do evento têm dois encontros de brasileiros por vaga na elite do surfe.

Publicado em

Foto: Reprodução / WSL
— Continua depois da publicidade —

A World Surf League (WSL) concluiu a fase de oitavas de final masculina do evento do Challenger Series em Ericeira, Portugal. Os surfistas entraram em ação na manhã desta sexta-feira (4) e os brasileiros tiveram bons resultados. Cinco dos oito classificados representam a “Brazilian Storm”, que pode alcançar o bicampeonato no pico.

+ Tênis brasileiro em Xangai

O primeiro embate do dia foi vencido por Alejo Muniz. Ele superou o francês Jorgann Couzinet ao e segue firme na luta por uma vaga no Championship Tour da WSL de 2025. Na sequência, Edgard Groggia não deu chances a Carlos Munoz, da Costa Rica, e avançou de fase. Os dois brasileiros se enfrentam nas quartas de final.

Publicidade

Depois de um bom começo para o Brasil, Kanoa Igarashi e Callum Robson interromperam momentaneamente a festa. O japonês eliminou Lucas Silveira em uma equilibrada bateria que foi decidida em uma onda de alta intensidade de manobras aplicadas por Kanoa. Depois, foi a vez do australiano levar a melhor sobre Deivid Silva. Callum abriu os trabalhos da quarta bateria com uma bela apresentação e encaminhou a vitória.

O experiente Miguel Pupo não deixou se abalar pelos resultados dos brasileiros e teve uma grande atuação diante do americano Ryan Huckabee. Aplicando fortes manobras, controlou a prova do início ao fim e avançou de fase para encarar Joel Vaughan, australiano que eliminou Leo Fioravanti.

A praia estava pronta para a batalha entre Mateus Herdy e Rafael Teixeira. Na sétima bateria, a “Brazilian Storm” deu show de surfe e o vencedor foi o jovem catarinense. Herdy focou em manobras aéreas e se deu bem. Combinando com rasgadas e batidas, chegou ao critério excelente, eliminou o compatriota e complicou a situação de Teixeira no CS da WSL.

Fechando o dia, Samuel Pupo viveu uma prova estressante. Em uma bateria de dois ex-atletas da elite, o adversário da vez foi o francês Maxime Huscenot. O mar em Ericeira perdeu intensidade e, depois de muitos minutos sem ação, o brasileiro se recolocou na disputa com uma ótima onda surfada. Assim como Mateus, Samuca conquistou uma nota 8 e tomou as rédeas do confronto. No entanto, Huscenot quase frustrou os planos com uma grande atuação e chegou a liderar nos minutos finais. Atrás do placar, Pupo se manteve frio e surfou até a beira para alcançar a nota desejada e virar a bateria.

A próxima chamada da WSL está marcada para sábado (5), às 3h45 da manhã (horário de Brasília) para as baterias decisivas do evento em Portugal. O CS será concluído em Saquarema, em etapa que acontece entre os dias 12 e 20 de outubro.

Até o momento, seis brasileiros ocupam o top10 que garante vaga na elite do ano que vem. Ian Gouveia e Samuel Pupo têm vaga garantida, e Matheus Herdy tenta conquistar um resultado ainda mais expressivo em Ericeira para entrar de vez na briga pela qualificação.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile