Surfe

WSL retorna à piscina de ondas com etapa em Abu Dhabi; Medina participa de transmissão como comentarista

Yago Dora treina antes de etapa da WSL. (Foto: Max Physick/World Surf League)

O time brasileiro conta com 13 atletas que tentam dominar as ondas artificiais para vencer a etapa.

Foto: Max Physick/World Surf League

A segunda etapa do Championship Tour da WSL 2025 está prestes a começar. Os atletas se preparam para disputar as baterias na piscina de ondas artificiais em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A prova começa na madrugada desta quinta-feira (13) para sexta-feira (14) e as finais serão transmitidas na TV Globo no domingo (16). A emissora convidou Gabriel Medina, afastado das competições por lesão, para fazer parte da equipe de comentaristas do evento.

+ Evento foi assunto fora d’água

Desde que se tornou modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, o surfe vem crescendo em termos de popularidade e audiência. Este é um dos motivos pelos quais a Globo decidiu incluir parte da transmissão da etapa na programação da tv aberta, no Esporte Espetacular.

– Estar no principal programa esportivo da principal emissora de televisão do país ao vivo, com a disputa de uma etapa fora do Brasil é uma conquista grandiosa para o surfe e fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos. Aproveita (…) tanto o potencial de uma talentosa geração do surfe brasileiro para engajar a modalidade no país como humaniza e conta histórias dos atletas ajudando a aproximar o público do esporte a torná-lo atrativo para os fãs -afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

A etapa de Abu Dhabi marca o retorno da WSL a uma piscina de ondas. Uma curiosidade sobre a prova de 2025 é que existem sessões noturnas agendadas. Ou seja, por ser um evento fora do mar, a liga vai aproveitar para utilizar luz artificial para colocar os atletas na água mesmo quando o seu estiver escuro. A piscina mede 690m de comprimento por 150m de largura e é abastecida por água salgada, diferente de outras ondas criadas pelo ser-humano. Entre idas e vindas, os atletas já disputaram quatro eventos da elite em ondas artificiais. Na última vez que a liga incluiu uma piscina no calendário, em 2023, Italo Ferreira foi vice-campeão da etapa do Surf Ranch, na Califórnia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo