O Bahia chega para a penúltima rodada do Brasileirão precisando de um triunfo fora de casa, e de uma combinação de resultados para sair da zona da degola. Com isso, a equipe comandada pelo treinador Rogério Ceni, tem a dura missão de bater o América-MG fora de casa.
Dessa maneira, mesmo enfrentando um time, que já está rebaixado para a segunda divisão, a equipe não deve ter tarefa fácil, já que o clube mineiro costuma vender bem caras as suas derrotas, sendo um adversário que, geralmente, acaba vazando as defesas adversárias.
Apesar disso, o clube mineiro não vence na competição há 16 partidas, sendo o maior jejum de vitórias entre todos os times que disputam o Brasileirão dessa temporada. Assim, não seria nada interessante para o Tricolor que justamente agora, o decacampeão mineiro resolva quebrar essa marca negativa, em um jogo absurdamente decisivo para o Bahia nesta temporada.
Com essa situação, só o triunfo interessa para o Esquadrão de Aço, que ainda terá que secar os seus adversários diretos pela permanência na primeira divisão, sendo eles: Vasco, Cruzeiro e Santos, que também jogam para escapar do descenso.
Por fim, o Bahia sabe que tem a obrigação de vencer longe dos seus domínios para se recuperar da trágica derrota para o São Paulo, em plena Fonte Nova, que fez a equipe ficar na zona do rebaixamento, faltando apenas duas rodadas para o fim do campeonato.