Futebol Internacional

Exclusivo: atacante Tiago de Leonço fala sobre carreira, diferenças entre os países onde atuou e o que o fez continuar na China no início da pandemia

Foto: divulgação

Em entrevista exclusiva para o Portal Esporte News Mundo, o atacante Tiago de Leonço, atualmente defendendo as cores do Beijing Renhe, da China. Ele contou sobre a carreira, diferenças entre Portugal, Dinamarca e o país atual onde está jogando e porque optou por permanecer na China durante o inicio da pandemia da covid-19.

Antes de chegar ao Beijing Renhe, o jogador atuou pelo Guangzhou City e fez 8 gols em 17 partidas. Tiago falou sobre isso.

Com certeza. A temporada anterior me fez chegar onde estou neste momento. Tive uma média boa de gols, gostaria de marcado em mais oportunidades, porém o clube estava com problemas financeiros e a empresa responsável acabou até falindo e essa crise atrapalhou o rendimento do time em campo. Mas individualmente foi bom para mim e ajudou a chegar no Guangzhou – disse Tiago.

Assim como diversos jogadores brasileiros, Tiago saiu cedo do Brasil e foi atuar primeiro na Europa, antes de chegar na China. E ele conta como foram as adaptações.

Realmente sai cedo, com 18 para 19 anos para Portugal e lá foi relativamente fácil a adaptação, a mesma língua, comida muito boa e a qualidade de vida em geral é excelente. Depois fui para a Dinamarca, onde a única adaptação mesmo foi aprender inglês e a temperatura era muito baixa. Porém, em todos os lugares, consegui me adaptar muito bem e rápido e acabei gostando dos diversos ambientes que estive. A maior dificuldade nossa como atleta acaba sendo a saudade mesmo de estar em casa com meus pais – falou o atacante sobre adaptação

+Ao ENM, zagueiro Yuri destaca seu estilo de jogo e momento artilheiro no Gaz Metan, da Romênia

Tiago detalhou as diferenças táticas e técnicas dos países onde atuou.

A Europa é muito mais tática e também técnica. Portugal, por exemplo, é uma das potencias do continente, acredito que aprendi bastante no país. Enquanto a Dinamarca, é um Futebol de muita força e quem é mais técnico lá acaba se destacando. E na China, tecnicamente os chineses são bons jogadores, mais ainda pesa o fator tático neles – destacou o jogador do Beijing Renhe.

O jogador tem 1,85 de altura. Uma estatura ótima para atacantes e Tiago aproveitou para falar disso e dos jogadores que o inspiram.

Gosto de jogar fazendo a função do 9, as vezes de segundo atacante, não tenho problema nenhum em fazer quando o treinador opta por atuar com dois atacantes. A minha inspiração desde o começo sempre foi o Ronaldo Fenômeno e o Cristiano Ronaldo. São os dois que sempre gostei de assistir e ainda assisto, fazem gols de qualquer jeito – afirmou o atleta brasileiro.

Atualmente com 28 anos, Tiago falou sobre a oportunidade de voltar ao Futebol brasileiro e porque decidiu ficar na China no início da pandemia.

Acredito que sim, tudo pode acontecer, ainda mais no Futebol, a gente sabe como é, então tenho esperança sim. Para isso preciso continuar fazendo um bom trabalho na minha atual equipe. Sobre retornar ao Brasil, penso sim, claro. Tenho essa vontade e quem sabe. Estou disposto e disponível. Sobre ficar na China durante a pandemia, aqui não tem problema nenhum. No começo eles controlaram muito bem, claro que fecharam o país. Logo foi tudo bem feito e a China soube trabalhar bem e diferente de outros países, até o Brasil, conseguiu contornar tudo em menos de um ano. Em relação a isso, a China entrega uma qualidade de vida muito grande e segurança em todos os sentidos – finalizou Tiago para o Esporte News Mundo.

Este é a terceira reportagem sobre jogadores que atuam em centros alternativos no Futebol.

+Fabinho fala ao ENM sobre a carreira na Europa, adaptação e Pogba como referência no Futebol

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo