Futebol americano

49ers superam Packers e acaba a mística da bye nos playoffs

Foto: Divulgação / San Francisco 49ers

Uma noite histórica que resume o equilíbrio de 2021 e que pode ser a quebra de um paradigma muitas vezes tratado como intocável na NFL. Este sábado (22) foi o dia que as duas melhores campanhas de cada conferência da liga, uma delas o Green Bay Packers (NFC), se despediram da temporada de forma parecida – com field goal no apagar das luzes e frente a adversários que pouco se importaram em estar enfrentando as ‘temidas’ seeds #1, como foi o caso do San Francisco 49ers.

E não foi diferente com o jogo das 22h15 (horário de Brasília), que resultou na vitória dos 49ers por 13 a 10 pela histórica rivalidade contra os Packers, no Lambeau Field – estádio que os Packers não haviam perdido na temporada… até então. O placar magro indica, corretamente, um jogo de pouca emoção, porém, com eventos em suas ‘pontas’ que foram cruciais para definir os rumos da partida.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Logo no primeiro drive, todas as expectativas jorradas aos Packers do quarterback Aaron Rodgers se cumpriram, com uma campanha impecável que resultou no touchdown corrido de A.J. Dillon: 49ers 0-7 Packers. Os visitantes responderam com uma – das muitas – campanha anêmica que resultou em punt, o que aumentou ainda mais as expectativas em torno dos mandantes. Por falar em punts, o jogo todo teve 11 (sendo um deles bloqueado e… bom, resultado mais abaixo).

O jogo foi para o intervalo 7 a 0, e dava indícios que o treinador Matt LaFleur fizesse ajustes e assim seus comandados ampliariam o placar perante aos inofensivos 49ers, que já haviam contado com uma interceptação de Jimmy Garoppolo na redzone segundos antes do halftime. Além do clássico turnover que a causa é exclusivamente o quarterback, os Niners também não converteram uma quarta descida – e colocou o ótimo jogo terrestre em xeque no momento mais crucial do jogo.

Porém, um bom time se faz com duas unidades em coesão: e quando o ataque não funciona, o time de especialistas precisa aparecer. Após bloquearem um field goal do kicker Mason Crosby no último lance do primeiro tempo, a unidade dos 49ers também bloqueou um punt no último quarto e retornou para touchdown faltando pouco mais de 4 minutos para o fim da partida: 49ers 10-10 Packers.

Por fim, os dois últimos drives de cada equipe definiu a partida e a temporada. Punt dos Packers, que souberam neutralizar o astro Aaron Rodgers com apressamentos de passe, e field goal dos 49ers, após um drive terrestre – o coração da equipe de Kyle Shanahan – bem sucedido e bem posicionado para o chute: 49ers 13-10 Packers.

Números dos quarterbacks:
– Jimmy Garoppolo (SF): 11/19, 131 jardas passadas, 0 touchdowns, 1 interceptação, 1 boa passagem na franquia, mas o futuro dos Niners chama-se Trey Lance;
– Aaron Rodgers (GB): 20/29, 225 jardas, 0 touchdowns, 0 interceptações, 4 derrotas para os 49ers, seu time do coração na infância, em playoffs.

Logo no segundo ano que apenas uma equipe por conferência folga na Rodada de Wild Card da NFL, ambas são eliminadas (ver derrota dos Titans para os Bengals) e, de alguma forma, a liga recupera seu equilíbrio real, que por muitos anos foi deslocado devido à ‘dinastia’ dos Patriots. Obviamente que descansar, pular etapas e jogar diante de seu torcedor ajuda/influencia no desempenho, mas a partir de hoje a bye nos playoffs será cada vez menos tratada com regra para o sucesso na pós-temporada. Além das zebras já concretizadas deste sábado, o domingo (23) começa com a expectativa de que nenhuma final de conferência tem a sede definida.

Os Bengals aguardam o vencedor do jogo entre Bills e Chiefs para saber se viajam a Buffalo ou a Kansas City (esta, recebeu as três últimas decisões da AFC). Já os 49ers, única equipe não-campeã de divisão que ainda sobrevive nos playoffs, aguardam para saber se terão pelo caminho o Los Angeles Rams, mais um clássico nessa pós-temporada, ou o atual campeão da liga, Tampa Bay Buccaneers, para a decisão da NFC.

Ambos os jogos restantes da Rodada Divisional e dos playoffs da NFL, incluindo o Super Bowl LVI, você confere aqui, no Esporte News Mundo!

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo