Coritiba

88 anos de Couto: relembre as partidas mais importantes do estádio

Foto: Coritiba

Em 20 de Novembro de 1932, inaugurava-se aquele que seria o terceiro maior estádio do Brasil: a primeira partida no Belfort Duarte, antigo nome do Couto Pereira, acabou em Coritiba 4 x 2 América-MG. E as glórias no Alto da Glória começaram um ano e um mês depois, em 17 de Dezembro de 1933, quando o Coxa batia o Nova Rússia por 4×0 e conquistava seu quarto Troféu Paranaense e o primeiro na nova casa.

O nome do estádio, Belfort Duarte, foi dado em homenagem ao futebolista brasileiro de mesmo nome, que fundou o primeiro time de futebol inteiramente brazuca: a Associação Atlética Mackenzie College. Foi só em 1977, depois de uma reforma e ampliação, que o estádio do Alto da Glória tornou-se o Estádio Major Antônio Couto Pereira. O novo nome veio em homenagem ao idealizador do estádio e ex-presidente do Alviverde das décadas de 30 e 40.

O templo já presenciou duas grandes reformas: em 1956, quando o Belfort Duarte se tornou Couto Pereira, atualizou-se e foi ampliado; e em 2005, quando foram construídos os camarotes, salas de imprensa e vestiários no padrão exigido pela FIFA. Em 2014, foi reformado o setor VIP e inaugurada a ala Pro Tork do estádio, quando a capacidade máxima do Couto Pereira passou a ser de 40.502 lugares.

As Glórias do Couto

Em homenagem aos 88 anos de Couto Pereira, o Esporte News Mundo relembrou cinco jogos históricos da vida do Coritiba que foram realizados em casa, com o apoio da torcida, e que marcaram pra sempre as conquistas Coxa Branca.

Coritiba 1×1 Athletico-PR (1968) – A partida marcou a conquista do 18º título do Coritiba, que vinha de um jejum de oito anos sem troféus. O Coxa ficou atrás do placar ao longo de todo o jogo e, aos 89′, Paulo Vecchio fez o gol de empate Alviverde, que garantiu o título daquele ano, em pleno solo Coxa Branca.

Coritiba 0x0 Colorado (1977) – Mais um empate em final de Paranaense. Este, sem gols, garantiu a maior sequência de troféus da história do Verdão. O título foi oficializado somente um ano depois, mas marcou a sexta conquista seguida (1971-1977). O Coxa é hexacampeão estadual. Foi seu 25º Paranaense.

Coritiba 3×0 Athletico (1995) – A vitória que garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. E pra melhorar: foi diante do maior rival. Teve casa cheia, com 34.698 pagantes. Além dos fogos e da festa Coxa Branca.

Fonte: Grupo Helênicos

Coritiba 2×1 Atlético PR (1999) – Mais um fim de jejum de troféus. O Coxa bateu o Atlético na semifinal, empatou em 2×2 na final, contra o Paraná, e garantiu o 30º título. A final foi na Vila Olímpica, mas a semi, que teve cara, gosto e público de final, foi no Couto. Os gols do Coxa vieram no segundo tempo, com Leonardo e Basílio.

Fonte: Grupo Helênicos

Coritiba 6×0 Palmeiras (2011) – 2011 foi o melhor ano do Coritiba na última década. Esse foi o jogo em que o Coxa conquistou a 24ª vitória consecutiva. E o resultado veio em grande estilo: com goleada por cima de outro Verdão. Os gols foram marcados por Bill, Anderson Aquino, Davi, Geraldo, Léo Gago e Emerson Silva.

Fonte: Grupo Helênicos

Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo