Automobilismo

9ª temporada da Fórmula E: tudo sobre o EPrix da Cidade do México

Autódromo Hermanos Rodríguez é palco do início da Era Gen

A 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E vai começar neste sábado, dando início também a uma nova era da categoria com o Gen3, a terceira geração de carros elétricos. E o palco para a abertura desse novo momento para a competição não poderia ser melhor do que icônico Autódromo Hermano Rodriguez, na Cidade do México.

O Autódromo Hermanos Rodriguez está presente no calendário da Fórmula E desde a segunda temporada da categoria de carros elétricos, ficando de fora apenas durante o sétimo ano por conta da pandemia de COVID-19, sendo substituído por Puebla.

Ao todo, oito eprix já foram realizados no México, seis deles no Autódromo Hermanos Rodriguez, onde frustrações e superação se misturaram em histórias de tirar o folego dos apaixonados por automobilismo.

Neste ano, o traçado do Hermano Rodriguez para a Fórmula E terá 19 curvas e 2630m de extensão, passando pelo lendário estádio Foro Sol, o qual provavelmente contará com 40.000 fãs nas arquibancadas.

A pista é a mais alta do calendário da Fórmula E: a Cidade do México fica a 2.250m acima do nível do mar, e possui uma mistura de retas longas e rápidas, onde o Gen3 poderá alcançar uma média de velocidade maior de que o seu antecessor.

Os pilotos poderão ativar o Modo de Ataque do lado de fora da curva 15, a qual está localizada na saída do setor do estádio Foro Sol, sendo um novo desafio para as estratégias de pilotos e equipes.

Di Grassi e Wehrlein, doces e más lembranças mexicanas

O primeiro eprix realizado na Cidade do México já deu uma dica do que seria um fim de semana da Fórmula E no México: muitas disputas, onde nem sempre quem recebe a bandeira quadriculada primeiro, fica com a vitória.

Foi o que aconteceu com o brasileiro Lucas di Grassi, que fez uma corrida impressionante e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi desclassificado após o término da prova. A vitória ficou com o belga Jérôme D’Ambrosio, que heroicamente resistiu a pressão de Sébastien Buemi.

Na terceira temporada, novamente Di Grassi cruzou a linha de chegada em primeiro, e desta vez, realmente ficou com a vitória, espantando o azar da temporada passada. No ano seguinte, quem comemorou a vitória foi o companheiro dele de Audi, Daniel Abt.

Na quinta temporada, começou o drama de Pascal Wehrlein na Cidade do México. O piloto alemão, que na época corria pela Mahindra, liderou a prova e resistiu a todas as tentativas de ultrapassagem de Lucas di Grassi. Mas, nos últimos metros, o carro da equipe indiana ficou sem energia e foi ultrapassado na linha de chegada pelo brasileiro, em um dos finais de provas mais épicos da história da Fórmula E.

Na sexta temporada, nem Di Grassi e nem Wehrlein: o protagonista foi o neozelandês Mitch Evans, que venceu a prova com a Jaguar após superar André Lotterer na largada logo na primeira curva do Autódromo Hermanos Rodriguez.

Puebla foi o palco da Fórmula E no sétimo ano, onde foram realizadas duas provas no final de semana. Na corrida 1, novamente Wehrlein fez tudo certo, desta vez pilotando pela Porsche. Inclusive, não ficou sem energia desta vez e recebeu a bandeirada em primeiro. Mas, devido um erro da equipe, o piloto alemão foi desclassificado e a vitória ficou com… Lucas di Grassi!

Na corrida 2, Wehrlein não conseguiu lutar pela vitória, mas esteve muito próximo do pódio. Porém, nas voltas finais, foi superado por Oliver Rowland e ficou apenas com o quarto lugar. A vitória foi conquistada por Edoardo Mortara, então piloto da Venturi.

No ano passado, a Fórmula E voltou ao Hermanos Rodriguez, e novamente Wehrlein estava na liderança da prova. Desta vez, deu tudo certo: o piloto alemão recebeu a bandeirada em primeiro e finalmente, pôde subir no degrau mais alto do pódio, acompanhado de seu companheiro de Porsche, André Lotterer, que terminou em segundo lugar. A primeira vitória da montadora alemã na categoria de carros elétricos foi com uma dobradinha!

Por todo este passado, é fácil esperar muita emoção na abertura da 9ª temporada da Fórmula E na Cidade do México, ainda mais se tratando do início da Era Gen3, um carro mais leve, potente, e ainda um mistério para pilotos e equipes, que ainda estão se ajustando e conhecendo a terceira geração de carros elétricos.

Confira abaixo a programação deste fim de semana do Hankook Mexico City EPrix 2023:

13 de janeiro, sexta-feira

19h30 – Treino livre 1 [YouTube da Fórmula E]

14 de janeiro, sábado

10h30 – Treino livre 2 [YouTube da Fórmula E]

12h40 – Classificação [YouTube da Fórmula E / BandSports]

16h45 – Corrida [BandSports]

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