O Barcelona entrou em campo pressionado neste domingo (24), para encarar o Elche, fora de casa, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol. Apesar de uma boa sequência recente, o time catalão precisava da vitória para não deixar Atlético de Madrid e Real Madrid se distanciarem no topo da tabela. O grande desfalque da equipe foi o argentino Lionel Messi, que segue cumprindo suspensão após ter sido expulso na decisão da Supercopa da Espanha. Apesar disso, o Barça venceu por 2 a 0 com gols de Frenkie de Jong e Riqui Puig.
No começo da partida, o Barcelona mostrou muita dificuldade em oferecer perigo ao Elche e pouco criou chances para marcar durante os primeiros 20 minutos. A grande oportunidade havia sido com Braithwaite, que recebeu pela esquerda e, quando tentou chutar cruzado, foi travado por Barragán.
Após isso, apenas aos 28 um chute realmente assustou o goleiro Badia. Depois da cobrança de escanteio, a zaga do Elche afastou, mas a bola caiu com Jordi Alba, o lateral chutou firme da entrada da área e mandou perto da trave. Aos 33, Dembélé deu um bom passe para Pedri, que rolou pra trás encontrando Busquets. O volante chutou forte, mas Badia salvou.
O gol do Barcelona foi amadurecendo, mas só saiu aos 38, com de Jong. A jogada começou com Braithwaite, que tentou cruzar para Griezmann, mas, após conte de Gonzálvez, a bola tomou o rumo do gol e de Jong chegou para dar o último toque de perna direita para conferir: Barcelona 1 a 0. Ainda na primeira etapa o Elche teve uma chance com Josan, mas Ter Stegen defendeu.
Segundo tempo com poucas chances e vitória definida
Na volta para a segunda etapa os times voltaram sem alterações, mas a postura do Elche mudou e o time foi mais perigoso que o Barça no começo da etapa final. Aos dez, a defesa do Barcelona errou e a bola caiu limpa para Rigone, o jogador avançou, ficou cara a cara com Ter Stegen, mas parou em boa defesa do goleiro alemão com o pé.
O time catalão deu o troco logo no lance seguinte, quando Dembélé avançou e chutou firme de perna esquerda, mas Badia espalmou pra fora. Tentando dar novas opções em campo, Ronald Koeman resolveu mexer na equipe e colocou Trincão em campo justamente na vaga de Dembélé. No Elche, Morente e Luismi substituíram Guti e Rigoni.
O Barcelona chegou com perigo novamente aos 29, quando Jordi Alba arriscou de perna direita, mas mandou por cima do gol. O técnico Jorge Almirón, do Elche, resolveu mandar a campo Nino, centroavante de 40 anos, e tirou Rodríguez da equipe. Aos 37, Trincão conseguiu boa jogada no ataque e bateu forte, mas parou na defesa de Badia. Três minutos mais tarde, o português teve outra chance, desta vez de cabeça, mas novamente o goleiro do Elche salvou.
Aos 41, o jovem Riqui Puig, de 21 anos, foi a campo na vaga de Pedri. Com apenas dois minutos em campo, o jogador aproveitou jogada pela direita feita por de Jong e, de cabeça, mandou para as redes para fazer o seu primeiro gol pela equipe principal do Barcelona: 2 a 0 e vitória definida.
Com o resultado, o Barcelona chegou a 37 pontos e se mantém na terceira colocação, com três pontos a menos que o Real Madrid, segundo lugar e sete a menos do que o líder Atlético de Madrid, que ainda joga na rodada.
Na próxima partida o Barcelona vai enfrentar o Rayo Vallecano, fora de casa, em jogo válido pela fase de oitavas de final da Copa do Rei, na quarta-feira (27). Pelo Campeonato Espanhol, o time só volta a jogar no próximo domingo (31), quando recebe o Athletic de Bilbao. Já o Elche só volta a campo no sábado (30), para encarar o Valencia, fora de casa, pela LaLiga.