A retomada do Campeonato Paranaense nos próximos dias ainda é incerta. Nesta sexta-feira (5), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), prorrogou até dia 10 de março, próxima quarta-feira, o decreto que suspende o funcionamento de serviços não essenciais no estado.
Após essa data, do dia 10 até o dia 17, as medidas para conter o avanço dos casos de Covid-19 serão flexibilizadas, mas com restrições. O toque de recolher das 20h até às 5h, por exemplo, está mantido.
E o futebol? O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou durante coletiva que as atividades esportivas podem ser realizadas cumprindo os protocolos, mas destacou que a decisão final é dos municípios do estado, que têm autonomia para alterar alguns pontos do decreto.
A questão dos municípios foi o que fez o campeonato ser suspenso: após um pedido do Ministério Público do Paraná, que recomendou a não realização dos jogos, as secretarias municipais de saúde de Curitiba, Londrina, Cascavel, Toledo e Maringá não autorizaram as partidas.
A situação do Campeonato Paranaense está assim: até este momento, apenas duas partidas foram realizadas – Cianorte x Athletico e Operário x Azuriz, ambas da primeira rodada. A segunda e a terceira rodadas foram adiadas.
Agora, a Federação Paranaense de Futebol deve contatar os municípios após o dia 10 para ver se os jogos serão autorizados. O Campeonato Paranaense, que teve início no último sábado (27), teria previsão de encerramento no dia 23 de maio.
Para saber tudo sobre o Futebol Paranaense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.