O Palmeiras venceu o Grêmio por 2 a 0 neste domingo (07), no Allianz Parque. Com o resultado, o alviverde confirmou a vantagem ao ganhar por 1 a 0 na Arena do Grêmio e conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil. Ao ganhar o título, a Libertadores e o Paulistão, a equipe paulista garantiu a tríplice coroa na temporada.
Primeiro tempo
O jogo iniciou agitado. Logo aos dois minutos, Vanderson chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro, mas Pepê não conseguiu alcançar a bola. Precisando do resultado, o tricolor gaúcho se lançou ao ataque e chegou novamente com Alisson aos cinco minutos, em chute que passou sob a meta de Weverton. O Palmeiras apostou no contra-ataque e poderia abrir o placar aos sete minutos, quando Rony foi interceptado no momento exato por Paulo Miranda. O jogo depois desses primeiros momentos de intensidade, ficou mais truncado e muito faltoso. Aos 18 minutos o Palmeiras até chegou abrir o placar com Raphael Veiga após assistência de Rony, mas o árbitro Bruno Arleu pegou impedimento de Rony na origem da jogada. Após isso, o Palmeiras tomo as rédeas do jogo e controlou bem a partida até o apito final do primeiro tempo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Grêmio voltou enérgico novamente, tentando buscar uma pressão alta e intensidade para surpreender o Palmeiras. Entretanto, o alviverde conseguiu diminuir o ritmo e tocar bem a bola, aproveitando o nervosismo dos gremistas. Em um desses erros, aos sete minutos Alisson cruzou mal e a bola foi cortada por Gustavo Gomez. Raphael Veiga pegou a bola no campo de defesa e conduziu o contra-ataque e, ao chegar perto da grande área gremista, serviu Wesley que bateu no canto de Paulo Victor para abrir o placar. O Grêmio, precisando do resultado, colocou Guilherme Azevedo, Jean Pyerre e Ferreira nos lugares de Alisson, Thaciano e Pepê. Já o Palmeiras tirou Zé Rafael para colocar Patrick de Paula, para ter mais contenção. O Palmeiras começou a administrar o jogo com maestria, trocando passes e neutralizando a construção do jogo gremista ao fazer faltas no meio de campo. Aos 29, Abel Ferreira repôs o fôlego do time ao colocar William, Gabriel Menino e Mayke, tirando Raphael Veiga, Luiz Adriano e Wesley. O Grêmio mesmo dominando a posse de bola não conseguia furar o bloqueio palmeirense e investiu na bola aérea, sem sucesso. Aos 39 minutos em mais um contra-ataque, Gabriel Menino recebeu de William, cortou Matheus Henrique e chutou por baixo de Paulo Victor, completando o marcar. Depois disso, a equipe só administrou o placar até o apito final para garantir mais uma taça na temporada.
Ficha do jogo
- Palmeiras 2 x 0 Grêmio;
- Local: Allianz Parque – São Paulo;
- Posse de bola (%): 37 x 67;
- Chutes: 13 x 9;
- Escanteios: 3 x 4;
- Cartões amarelos: Marcos Rocha, Zé Rafael e Mayke (PAL); Paulo Miranda e Kannemann (GRE);