Ponte Preta

Ponte Preta é representada em Conselho da Comunidade Negra; detalhes

Ponte Preta marca presença em Conselho da Comunidade Negra

Primeira democracia racial do futebol brasileiro, Ponte Preta é representada na atual gestão do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas.

A posse foi no último domingo, 21 de março, Dia Internacional da Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial.

+ Vinhas celebra evolução defensiva na Ponte Preta: ‘Passa tranquilidade’

O Conselho é formado por 59 integrantes, sendo 20 titulares e 39 suplentes, os quais vão atuar até 2022. O Diretor de Marketing da Macaca, Moacir Pereira, é um dos titulares, enquanto o presidente do Conselho Deliberativo, Tagino Alves dos Santos, é suplente.

“É muito importante fazer parte do Conselho, um órgão que visa a articulação e proposição de políticas públicas de igualdade e que promove ações de enfrentamento ao racismo. A Ponte Preta, por ser o primeiro clube do Brasil a ter a inclusão do negro neste segmento, tem tudo a ver com isso”, destaca Moacir Pereira, em entrevista ao site oficial da Ponte Preta.

Também na cerimônia da posse, dada pelo prefeito Dário Saadi, foi lançada a cartilha ‘Vidas Negras Importam. Em Campinas também’, escrita pela socióloga e professora Tayná Victória de Lima Mesquita.

“Quero agradecer por ter sido convidada para construção deste documento e dos textos que compõem essa cartilha”, comenta Tayná.

O documento, elaborado em parceria com o Conselho da Comunidade Negra, inclui conceitos e direitos da população negra e é considerado simbólico no sentido de demarcar um compromisso da cidade com a promoção da igualdade racial.

Em 21 de março, Campinas também comemora os cinco anos do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa. O Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas foi criado em 2001 pela lei 10.813.

O órgão tem como objetivo debater e estabelecer políticas públicas no município para promoção da igualdade racial e a garantia de direitos da comunidade negra, além de fiscalizar as políticas públicas de igualdade racial no município.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo