No domingo, 28 de março, a Fórmula 1 estreou na sua temporada de 2021 no Bahrein. Uma das novidades no grid, o russo Nikita Mazepin subiu da Fórmula 2, onde terminou o campeonato em 5º e pilota ao lado de Mick Schumacher um dos carros da Haas. Porém o seu primeiro final de semana na principal categoria do automobilismo foi para esquecer, o russo conseguiu rodar nos treinos livres, fez uma classificação pragmática, e na corrida ficou no muro na primeira curva da primeira volta.
O chefe de equipe da Haas, Gunther Steiner, também fala que o russo precisa manter a cabeça no lugar para conseguir se recuperar, depois daquele final de semana:
— No momento, ele é o menino surrado. Todo mundo bate nele, mas isso o torna mais forte. No final, você sai do lado mais forte, você precisa manter a cabeça erguida, focar na próxima corrida e foi isso que ele fez – explica o chefe de equipe da Haas.
Mesmo assim, prestes a começar o seu segundo final de semana na F1, Mazepin ainda espera fazer a sua “estreia” em corridas pela Fórmula 1. O segundo piloto da Haas esta sob forte pressão após o péssimo primeiro final de semana, e já começa a ser relacionado a pilotagem desastrosa e a pilotos pouco seguros, como Yuji Ide, que pilotou por quatro Grande Prêmios e foi banido da categoria.
O russo rodou cinco vezes no Bahrain, uma delas foi na corrida, o que encerrou prematuramente a sua estreia de fato na F1. Juntamente a isto, a sua pilotagem na última temporada da Fórmula 2, onde terminou em 5º, foi bastante criticada pelos seus adversários. O russo foi punido algumas vezes com posições no tempo final das corridas.
Steiner suspeita que os testes que o piloto russo fez com a equipe Mercedes tenha feito com que o Mazepin não compreendesse as dificuldades que a equipe americana passa.
— Ele pilotou a Mercedes ano passado e talvez ele tenha aprendido alguma coisa, mas ele precisa entender que o nosso carro não é tão bom quanto uma Mercedes. – comentou o italiano.
As críticas ao Mazepin são também sobre seu comportamento fora das pistas. Apenas no ano passado houveram denúncias contra o piloto da Haas envolvendo suas mídias sociais. O precisa entender que ele tem responsabilidades e influências como piloto de Fórmula 1, e manter uma cabeça mais fria para pilotar de maneira mais segura e buscar evoluir tecnicamente.
Porém, aparentemente as coisas não melhoraram tanto assim na Itália. Já na primeira sessão de treinos Mazepin rodou duas vezes, e encontrou o muro uma vez. Günther Steiner ainda complementa sobre a rodada de Mazepin em Ímola:
— Nikita melhorou muito com os pneus macios e então na última curva ele passou sobre o cascalho e rodou, mas acho que o carro não está tão danificado, então ele participará da segunda sessão de treinos e no final pelo entusiasmo foi uma boa sessão. Apesar de não parecer aprendemos muito naquela hora – finaliza Steiner.
Na segunda sessão de treinos em Imola, Mazepin terminou meio segundo atrás de seu companheiro de equipe Mick Schumacher. O alemão marcou o 19º tempo com 1min17seg350 enquanto o russo ficou com o 20º com o tempo de 1min17seg857.
A sessão foi interrompida após um acidente envolvendo a Ferrari de Charles Leclerc, e não foi retomada. Neste sábado, ás 6h (de Brasília) começa a terceira sessão de treinos livres, e às 9h a classificação oficial para o GP de Ímola.
O Grande Prêmio da Emiglia-Romagna começa com a classificação neste sábado (17), às 9h e no domingo (18) às 10h, com cobertura em tempo real no Esporte News Mundo.
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