Dedo de Cabo: bola parada aparece nos triunfos mais importantes do Vasco em 2021


O roteiro se repetiu neste sábado, e o Vasco voltou a jogar mal, porém o mais importante aconteceu: a primeira vitória na Série B veio. E os 2 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul, deram-se com uma característica comum aos triunfos do time de Marcelo Cabo, o gol na bola parada.

Quando o time penava no Estádio Bento Freitas, uma jogada ensaiada tirou o Vasco do sufoco aos 34 minutos do segundo tempo. Gabriel Pec cobrou escanteio no segundo pau, Ricardo Graça cabeceou para o meio da área, e Daniel Amorim desviou com o pé direito para empatar. Pouco depois, também numa bola aérea, Marquinhos Gabriel botou na cabeça de Morato, que virou o jogo.

Aliás, o Vasco é o time da virada, mas esta foi a primeira vez que o time principal virou um jogo sob o comando de Marcelo Cabo – no Carioca, os reservas saíram perdendo para o Bangu, mas conseguiram a vitória por 4 a 2.

É bom destacar que em todos os triunfos mais marcantes do Vasco em 2021 o time marcou na bola parada. No empate por 1 a 1 com a Caldense, pela primeira fase da Copa do Brasil, Marquinhos Gabriel fez gol em cobrança de falta.

Ainda na Copa do Brasil, o Vasco tirou o Tombense na segunda fase também afiado na bola parada. Depois de Gabriel Pec abrir o placar em lance de esperteza, Andrey praticamente garantiu a classificação ao fazer o segundo em cobrança de falta. Os mineiros até descontaram no fim, mas o time de Cabo passou com vitória por 2 a 1.

O compromisso seguinte foi contra o arquirrival Flamengo, e o Vasco vivia jejum de cinco anos no Clássico dos Milhões. E a vitória por 3 a 1, a mais marcante do time em 2021, começou a ser construída mais uma vez na bola parada. Logo aos seis minutos, Zeca cobrou escanteio na medida, e Léo Matos subiu mais que os zagueiros rubro-negros para cabecear com firmeza, sem chances para Diego Alves.

O título da Taça Rio não foi comemorado pelo Vasco, mas o único troféu levantado na temporada também se deu nas bolas paradas. Depois de duas atuações ruins contra o Botafogo e uma vitória por 1 a 0 para cada lado, o time de Marcelo Cabo foi extremamente competente nos pênaltis. Vanderlei defendeu os três cobrados pelo rival, e os vascaínos converteram todos.

Por fim, no sábado, a tão esperada primeira vitória na Série B começou a ser esboçada com uma arma que pode garantir mais pontos na temporada: a eficiente bola parada. Jejum resolvido, jogar bola é o próximo passo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo