O Atlético-MG obteve, na manhã deste sábado, a liberação para ter torcedores em seus jogos como mandante nas competições nacionais. O “sim” do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva foi deferido pelo presidente da entidade, Otávio Noronha. Antes, o Flamengo já conseguido a mesma liberação.
Entretanto, em um comunicado emitido há pouco, o Atlético-MG informou que, mesmo com o aceite da STJD, respeitará o acordo feito no Conselho Arbitral (órgão consultivo da CBF e previsto no regulamento do Campeonato Brasileiro), em 2020. Nele, está “previsto que o retorno de público apenas quando, no mínimo, 80% das cidades que possuem clubes na Série A tiverem essa possibilidade”, como cita o comunicado.
Na nota, o Atlético-MG destacou que quer a volta do público e que “não poupará esforços para que o torcedor esteja presente em seus próximos jogos do Campeonato Brasileiro”, mas se disse um “cumpridor do acordo”.
Com isso, o torcedor atleticano terá que esperar um pouco mais para ver a equipe em ação nas competições nacionais. Isso porque a Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol, permitiu público nos jogos do alvinegro na Libertadores, em seus domínios, após a Prefeitura de Belo Horizonte liberar público nos estádios de futebol da cidade.
Veja, na íntegra, o comunicado do Atlético-MG
O Clube Atlético Mineiro informa que obteve, ontem (06/08), liminar favorável do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que lhe concede o direito de receber público em jogos válidos pelas competições nacionais, observada a presença máxima de 30% da capacidade instalada e as exigências das autoridades sanitárias municipais.
Entretanto, o Galo respeitará o acordo feito em 2020, no Conselho Arbitral (órgão consultivo da CBF e previsto no regulamento do Campeonato Brasileiro), que prevê o retorno de público apenas quando, no mínimo, 80% das cidades que possuem clubes na Série A tiverem essa possibilidade.
O Atlético cumprirá o acordado no Conselho Arbitral desde que o mesmo seja feito por todos os integrantes da Série A.
“Queremos a volta do torcedor e, por isso, lutamos por esse direito”, afirma o presidente Sérgio Coelho. “Mas somos cumpridores de acordo”.
Superadas as condições estabelecidas no Conselho Arbitral, o Atlético não poupará esforços para que o torcedor esteja presente em seus próximos jogos do Campeonato Brasileiro.
O Clube reitera que, quando for o caso, seguirá à risca todos os protocolos sanitários estabelecidos, a fim de dar exemplo, e tendo como prioridade a segurança de torcedores e profissionais envolvidos.