Gabriel e Léo Martins, irmãos e atletas da categoria de base do Guarani, conseguiram acesso a cidadania Lituana. Descendentes por parte dos avós, os atletas entraram com o processo e agora entram para o hall de atletas com cidadania e que podem defender clubes europeus como atletas comunitários.
Destaque do Sub-20, Gabriel Martins comemorou o feito e falou sobre o fato de poder ser um jogador selecionável para a seleção daquele país.
‘Fico muito feliz com a conclusão do processo. É um caminho interessante que se abre para mim como atleta de futebol. Sei o quanto é importante ser um jogador com passaporte europeu e isso pode abrir muitas portas na sequência da minha carreira’, afirmou.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Já Leonardo, que defende a equipe Sub-17, valorizou o passaporte obtido, e falou sobre o sonho de vestir a camisa de uma seleção nacional.
‘É bem legal, dá nos a possibilidade de ser selecionado pela seleção até mesmo nas categorias de base. E sei que para minha carreira é, também, um passo importante, fico muito feliz com essa situação’, disse.
Além disso, o processo permite que jogadores do Brasil tenham entrada na Europa facilitada e não sejam considerados como estrangeiros, o que facilita na hora da contratação, dos processos burocráticos e no número de estrangeiros dentro de alguma equipe.
Gabriel ainda destacou, junto do irmão, a importância dentro da própria família de ter conseguido o passaporte lituano.
‘Foi uma comemoração grande lá em casa, era um desejo muito grande dos nossos avós de ver a gente representando o país e, consequentemente, nossos pais nos apoiaram e correram atrás de tudo para que desse certo. Esperamos ter uma oportunidade e honrar a seleção, se formos convocados.’
Enquanto seguem no Brasil, Léo, atualmente, é um espectador do irmão no Paulista sub-20 onde o Guarani está nas oitavas de final. O sub-17 acabou eliminado na fase de grupos por 3 pontos.