O ano espetacular do Atlético-MG fez o clube subir não só no ranking nacional de clubes da CBF, como também no ranking de clubes da Conmebol. Sendo assim, o Galo deve ser cabeça de chave na Libertadores em 2022.
+ Atlético-MG conquista Copa do Brasil e iguala feito do Cruzeiro com tríplice coroa nacional
Os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além da semifinal da Libertadores em 2021, fizeram o Atlético saltar de 3.197,7 para 4.135,2 pontos, um ganho de 937,5 pontos. Com isso, o Galo também saltou da 19° para a 11° posição no ranking da Conmebol.
Os cabeças de chave da Libertadores são compostos pelos oito melhores colocados no ranking da Conmebol. O Atlético entra nessa contagem, já que Santos, Grêmio e Independiente, que estão na frente do clube no ranking, não se classificaram para o torneio em 2022.
A Libertadores 2022 tem previsão de início para o dia 09 de fevereiro, com as fases preliminares. O sorteio da fase de grupos irá ocorrer apenas no dia 23 de março. O Galo deve ter River Plate, Palmeiras, Boca Juniors, Flamengo, Nacional-URU, Peñarol e Cerro Porteño como “companheiros” de cabeça de chave.