Líder do Estadual e na segunda fase da Copa do Brasil, o Cuiabá neste início de 2022, é o melhor ataque do futebol brasileiro, entre os times da primeira divisão. O alto desempenho no ataque, supera os grandes clubes do Brasil e o desempenho do próprio time cuiabano, no início da temporada de 2021.
LEIA MAIS | Vitória do Cuiabá em Alagoas deu fim a um longo tabu do time no Nordeste
Com 25 gols em 10 jogos, é média de 2,5 por jogo, o Dourado no momento, tem o melhor ataque do Brasil e também a maior média de gols por partidas. Esses números são superiores aos do Flamengo, Atlético-MG e Fortaleza, que fecham os quatro primeiros. O clube carioca tem 19 gols em 9 partidas, com média de 2,11 por jogo, o Galo tem 16 gols em oito partidas, com média de 2,0 por jogo e o Leão do Pici tem 14 gols em 6 jogos, com a segunda melhor média, que no caso é de 2,3.
É fato que alguns estaduais são mais equilibrados que outros, por exemplo ao traçar um paralelo entre o Campeonato Carioca e o Campeonato Mato-grossense. No entanto, o começo de ano do Cuiabá é animador, desde a chegada do técnico Pintado, a média de gols da equipe cuiabana subiu consideravelmente.
Ao compararmos os 10 primeiros jogos da temporada de 2021, há uma considerável melhora no ataque cuiabano. No ano passado, foram 17 gols em 10 jogos, a equipe estava invicta no Estadual, mas no décimo jogo da temporada, foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil. Apesar de ter perdido a invencibilidade no Mato-grossense, em 2022, as atuações coletivas, o ataque e até a expectativa da torcida, estão maiores do que há quase um ano atrás.