Futebol Internacional

Fifa e Uefa convocam reuniões emergenciais para mais sanções à Rússia

FOTO: DIVULGAÇÃO / FIFA

A Fifa e a Uefa estão planejando apertar ainda mais o cerco sobre a Rússia como forma de punição pela invasão do país à Ucrânia. No ambiente esportivo, os russos estão sendo pressionados, não vão mais disputar jogos sob à bandeira da Rússia e devem ser punidos com a exclusão da fase de respescagem das Eliminatórias Europeias. A Uefa também se reúne de maneira emergencial e planeja sanções aos clubes russos, com o Spartak Moscou sendo o mais afetado.

De acordo com os principais veículos de imprensa da Europa, a Fifa está determinada a expulsar a Rússia da Copa do Mundo do Catar de maneira imediata. Os russos não conseguiram classificação direta e jogariam a repescagem contra a Polônia. No entanto, os poloneses já se recusaram a enfrentá-los, assim como Suécia e República Tcheca, que também estão no caminho da repescagem.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O jornal espanhol “As” apurou que Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Alexander Ceferin, mandatário da Uefa, tiveram uma longa reunião e concordaram com sanções à Rússia no mundo do futebol. A pressão das federações europeias por um posicionamento de Fifa e Uefa também foi considerado um fator decisivo para que as entidades tomassem algumas medidas para apertar ainda mais a Rússia.

Além de afetar a equipe de futebol masculino, as sanções da Fifa em cima da Rússia também afetarão o futebol feminino do país. As jogadoras russas disputariam a Eurocopa, na Inglaterra, no meio do ano, mas deverão ficar fora da competição. Além disso, todas as seleções russas de qualquer categoria também sofrerão com as medidas da Fifa.

Por parte da Uefa, a expectativa é de afastamento das equipes russas das competições europeias. Atualmente apenas o Spartak Moscou representa o futebol do país. O clube disputaria a fase de oitavas de final da Liga Europa, diante do RB Leipzig, da Alemanha. No entanto, com as sanções, o Spartak Moscou deve ser excluído da competição, o que classificaria diretamente o clube alemão para a fase de quartas de final.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo