Após vencer o Ferroviário, no último sábado (12), e garantir vaga na final do Campeonato Cearense, o Fortaleza segue como a única equipe invicta entre os times da elite do futebol brasileiro. O time comandado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda fez 11 jogos no ano e tem um aproveitamento de 75% (com sete vitórias e quatro empates).
LEIA TAMBÉM:
O clube chega em 2022 embalado pela campanha histórica na última temporada. Além de terminar o Brasileirão na quarta colocação, conquistando uma classificação inédita à fase de grupos da Libertadores, a equipe também foi semifinalista na Copa do Brasil. Este ano, a expectativa da diretoria é de consolidar um projeto de evolução do clube.
– Acima de tudo, vamos continuar prezando pela responsabilidade financeira, com muita cautela, mas sem abrir mão da ambição em buscar os resultados dentro de campo. Sabemos que será uma temporada muito desafiadora para a história da instituição, por isso trabalhamos para preservar este momento tão especial e marcante para o torcedor – afirmou o vice-presidente de futebol do Fortaleza.
Em 2022, o Tricolor gastou cerca de R$ 20 milhões em contratações. Nenhum clube do Nordeste gastou mais em reforços que o Leão do Pici. Apesar de nomes importantes terem saído, como o atacante David, vendido ao Internacional por quase 11 milhões, e o volante Ederson, que pertencia ao Corinthians, a equipe buscou nomes no mercado para reformular o elenco e seguir competitivo.
– No ano passado nós já estávamos mapeando e monitorando os jogadores certos para reforçar o nosso plantel. O Moisés, que veio da Ponte Preta, nós acompanhamos durante toda a Série B. Outro fator importante para concretizar as negociações é a credibilidade e seriedade da gestão, que permitiu a chegada de nomes como o Renato Kayzer, por exemplo, com mercado em outros clubes importantes do cenário nacional – explicou Santiago.
Para saber tudo sobre o Fortaleza, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Para o setor ofensivo, a equipe aprimorou as opções com a chegada dos centroavantes Renato Kayser, ex-Athletico Paranaense, e Silvio Romero, que veio do Independiente-ARG, além do atacante Moisés, que disputou a segunda divisão pela Ponte Preta no ano passado. O clube também exerceu a compra em definitivo do zagueiro Marcelo Benevenuto e do volante Matheus Jussa. Os estrangeiros Brayan Ceballos, zagueiro, e Anthony Landázuri, lateral direito, completam a lista de reforços.