Atletas e pessoas comuns, no dia a dia, precisam ter uma vida saudável para não sofrerem com problemas de saúde. Uma das principais causas destes problemas é o sedentarismo. A importância da atividade física, seja com exercícios aeróbicos ou musculares, é extremo aliado para que uma melhor condição de vida. O Esporte News Mundo conversou com o médico Emerson Cruz, que atua na área de nutrologia, para ele explicar a importância de praticar esporte.
– Sempre costumo dizer, para atletas e qualquer pessoa, sobre a importância da prática de atividades físicas, afastando o sedentarismo do dia a dia. Há a necessidade de que todos se movam enquanto há tempo, incluir no dia a dia esta rotina. Um estilo de vida saudável precisa ser o objetivo de todos para uma vida melhor – afirmou o médico à reportagem.
As consequências são perigosas para quem ainda dá espaço ao sedentarismo em sua vida, com percentual de risco elevado em comparação a quem opta pela prática esportiva. O médico Emerson Cruz detalhou cinco: risco aumentado de doenças, perda de flexibilidade, osteoporose, potencialização da demência, depressão e ansiedade, além da mortalidade precoce. Confira as explicações a seguir.
RISCO DE DOENÇAS
“O sedentarismo faz com que as pessoas tenham um maior risco de terem doenças. Dentre as que são potencializadas por isso estão doenças do coração, ataque cardíaco, derrame, diabetes tipo 2, ganho de peso e obesidade. Também podemos associar ao sedentarismo o aumento do risco do colesterol ruim, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer, como o de mama e de cólon”
PERDA DE FLEXIBILIDADE
“Um problema que também é muito acentuado devido ao sedentarismo é a perda de flexibilidade. Podemos perceber a falta de flexibilidade que acontece nesses casos, pois o sangue não flui tão livremente através dos músculos tensos e rígidos. A inflamação e a dor aparecem quando há a perda da flexibilidade. Quanto mais sentado você fica, mais os flexores do quadril e a região lombar ficam particularmente tensos”
OSTEOPOROSE
“Os músculos e ossos precisam se movimentar para que continuem saudáveis. Os ossos são feitos para suportar o peso do movimento para manter a força. Por conta disto, um estilo de vida sedentário ou muito sentado pode levar à pessoa a sofrer com osteoporose”
POTENCIALIZAÇÃO DA DEMÊNCIA, DEPRESSÃO E ANSIEDADE
“Uma outra consequência do sedentarismo, para as pessoas que não praticam exercícios físicos, é que a falta deles pode prejudicar nosso cérebro e nossa mente, mais até do que imaginamos, principalmente nos idosos”
MORTALIDADE PRECOCE
“Cerca de dois milhões de mortes do ano são atribuídas à inatividade física, levando a OMS a emitir um alerta indicando que um estilo de vida sedentário pode acabar estando entre as dez principais causas de mortes e invalidez ao redor do mundo”