Na noite da última quinta-feira (16), o Fortaleza perdeu mais um duelo no Campeonato Brasileiro, desta vez para o Avaí na Ressacada, por 3 x 2. A partida não só coroou o Leão do Pici como a equipe que mais perdeu jogos na competição, como também fez com que perdesse a chance de fugir da lanterna. Porém, também marcou a primeira vitória do clube catarinense sobre o cearense desde 2008.
As equipes não tiveram muitos confrontos neste século, muito por conta de que cada equipe, na maioria dos anos, estava em divisões diferentes e também não se encontravam em Copa do Brasil. A última vez que o Avaí tinha derrotado o Fortaleza foi em 2008, numa vitória de 2 x 1, em casa. Após isso, entre 2018 e 2019, foi um empate e três vitórias seguidas para o Tricolor Cearense, incluindo duas conquistas na Ressacada.
Vale ressaltar que entre 2000 e 2008 as equipes se enfrentaram dez vezes: quatro vitórias para o Fortaleza, três para o Leão da Ilha e o restante empates. Contudo, após essa sequência de jogos em oito anos, as equipes só voltariam a se enfrentar em 2018, na Série B, onde começou a sequência de duelos sem perder da equipe cearense.
Atualmente, o Fortaleza se estabeleceu na primeira divisão do futebol brasileiro, permanecendo na elite pelo seu terceiro ano consecutivo. Aliás, já conseguiu disputar Sul-Americana, em 2020, e está nas oitavas de final desta atual Libertadores. Enquanto isso, o Avaí não consegue se manter consecutivamente na Série A e é constantemente rebaixado e promovido.