Com apenas 21 anos, o francês Dayot Upamecano já desponta como um dos principais zagueiros do futebol europeu. Titular do RB Leipzig, que chegou até a semifinal da Liga dos Campeões na última temporada, o jogador já desperta o interesse de grandes clubes da Europa. No entanto, Upamecano, que recentemente renovou seu contrato até 2023 com o clube alemão, garante não ter pressa em deixar a equipe.
— Estou no Leipzig há mais de três anos e me sinto bem. Já fui procurado, conversei com alguns clubes, é verdade, mas não estou com pressa. Veremos o que acontece no futuro. Eu ampliei meu contrato com o clube, pois me sinto bem com meus companheiros. Meu técnico me passa confiança — disse o zagueiro francês ao “Manchester Evening News”.
No futebol inglês, Upamecano é monitorado de perto por duas equipes: o Arsenal e o Manchester City. No entanto, os dois clubes já trouxeram reforços para o sistema defensivo nas últimas semanas e podem não se movimentar mais nesse sentido na atual janela.
Desta forma, o foco da imprensa europeia em relação a uma possível saída de Upamecano cai sobre o Real Madrid. O clube merengue aparece como principal interessado e vê no jovem francês uma forma de renovar o seu sistema defensivo. Para vencer essa disputa, o clube espanhol pode ter que pagar a multa rescisória do atleta, que chega a 45 milhões de euros (R$ 288 milhões).
Na última temporada, o jogador disputou 38 jogos pelo RB Leipzig, mas não marcou gols. Ao todo o atleta tem 113 jogos pelo clube alemão e três gols feitos. Além do Leipzig, Upamecano já defendeu profissionalmente dois clubes da Áustria: o Liefering e o RB Salzburg.