No último domingo (26), o Ceará de Marquinhos Santos recebeu o Atlético GO na Arena Castelão, e mesmo com o apoio da sua torcida, a partida teve um resultado decepcionante: Empate por 1×1, após o Vozão ter saído atrás no placar. É o oitavo empate do time nesse Campeonato Brasileiro, um dado que explica o porque da equipe estar estagnada na parte inferior da tabela.
As estatísticas mostram que quando o assunto é empatar, não faz diferença jogar em casa ou fora. Dos oito empates, quatro foram como visitante e quatro como mandante. O mesmo pode se dizer do nível atual dos adversários: Quatro dos empates foram contra equipes da parte de cima da tabela, e quatro contra equipes da metade inferior.
Esses dados podem ser explicados pela dificuldade que o alvinegro vem tendo – desde os tempos de Tiago Nunes, inclusive – de definir as partidas, fazendo com que as chances criadas, acabem muitas vezes não sendo aproveitadas. Os empates contra Coritiba e Goiás são boas demonstrações disso: Dois jogos nos quais a equipe abriu o placar cedo, jogou melhor, mas não conseguiu ampliar o placar e foi punido com o empate nos dez minutos finais.
Com 17 pontos e ocupando a 15ª posição da tabela de classificação, a dois pontos da zona de rebaixamento, o Ceará precisa corrigir esses problemas se deseja ter um Brasileirão tranquilo.
Veja a lista de empates:
- Ceará 2×2 Flamengo – 6ª rodada
- Santos 0x0 Ceará – 7ª rodada
- São Paulo 2×2 Ceará – 8ª rodada
- Ceará 1×1 Coritiba – 9ª rodada
- Goiás 1×1 Ceará – 11ª rodada
- Ceará 0x0 Atlético MG – 12ª rodada
- Cuiabá 0x0 Ceará – 13ª rodada
- Ceará 1×1 Atlético GO – 14ª rodada