Nesta terça feira, 9, o linebacker do Chicago Bears, Roquan Smith, pediu para ser trocado pela franquia, de acordo com Ian Rapoport, da NFL Network. Na temporada de 2022, Smith vai entrar no seu ultimo ano do contrato de calouro recebendo 9.73 milhões de doláres (50.10 milhões de reais na cotação atual) e espera uma renovação que os Bears aparentam não estarem interessados na oferta contratual do jogador. O próprio jogador negocia os seus contratos, sendo um dos poucos a não possuírem agentes gerenciando a sua carreira na NFL. Segundo o próprio linebacker, o novo front office da equipe não valoriza o seu valor em Chicago. A proposta de Smith seria ser o linebacker mais bem pago da liga, mas a franquia não o vê desta forma.
Em declaração do jogador, Smith demonstrou a sua insatisfação de como as negociações estão sendo feitas pelos Bears. “O novo front office não me valoriza aqui. Eles se recusam em negociar de boa fé. Eu estou tentando negociar desde Abril, mas o foco deles é sempre tentar tirar vantagem de mim”. Esta nova diretoria que o jogador se refere é o recém chegado head coach, Matt Eberflus, e o novo general manager, Ryan Poles. Ambos os homens, não tiveram nenhuma participação na escolha de Smith como a oitava escolha geral do draft de 2018 e apesar do talento mostrado pelo linebacker, Eberflus e Poles não aparentam estar interessados em manter Smith a longo prazo nos Bears.
O jogador gostaria de ficar nos Bears toda sua carreira, porém, como a situação se desenrolou o pedido de troca era inevitável. “Eu gostaria de ficar nos Bears toda minha carreira, ajudar a trazer outro Super Bowl a nossa cidade. No entanto, eles (front office) não me deixaram escolha do que pedir para ser trocado e jogar em outra franquia que realmente valorizasse o meu valor”. Smith cresceu como torcedor do Chicago Bears e vem sendo a principal peça desta defesa nos últimos anos junto com Khalil Mack, que foi trocado este ano para o Los Angeles Chargers. Devido a estas medidas adotadas pelo novo front office, os Bears aparentam abraçar o rebuild e construir uma nova base com novos jogadores selecionados por Eberflus e Poles.
Em 2018, Roquan Smith começou sua carreira na NFL, quando foi draftado pelo Chicago Bears na oitava escolha geral daquele draft, vindo da faculdade de Georgia. Nos seus quatro anos de liga, o jogador acumula para 328 solo tackles, 14 sacks e cinco interceptações em 61 jogos como inside linebacker. Na temporada de 2020, foram 139 tackles combinados, a quarta melhor marca para um defensor na historia do Chicago Bears e melhor marca da carreira com 98 solo tackles, ajudando os Bears a irem para os playoffs daquele ano.
Mesmo sendo eleito para o segundo time All-Pro nas duas ultimas temporadas, Smith não é reconhecido pelos Bears e franquias devem ligar para Chicago fazendo ofertas. Times como Los Angeles Chargers, Las Vegas Raiders e Dallas Cowboys são possíveis destinos para o jogador, caso realmente ele seja trocado. Todos esses times precisam de uma fisicalidade na posição de middle linebacker e Roquan Smith entrega justamente isso.