O Coritiba terá que se esforçar para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Na 18ª colocação, o Coxa tem 22 pontos e, diante disso, precisará lutar contra as estatísticas para seguir na primeira divisão. Nas últimas dez edições do Brasileirão, apenas 9 dos 40 times que estavam no Z-4 na atual rodada (23ª), conseguiram escapar da queda.
Para buscar confiança, visando escapar do rebaixamento, o Coritiba busca inspiração justamente nestas nove equipes que permaneceram. Um exemplo é Palmeiras de 2014 que, na 23ª rodada, era o lanterna e conseguiu escapar do descenso. Na ocasião, Alviverde Paulista terminou na 15ª posição, com 40 pontos,dois pontos acima do Vitória.
Naquele ocasião, curiosamente, o Coritiba também brigava para não cair e conseguiu escapar. O Coxa, curiosamente, tinha apenas um ponto a mais naquela temporada do que na atual e finalizou o Brasileirão com 47, nove de vantagem para o primeiro rebaixado. Além do Vitória, foram rebaixados, em 2014, Bahia, Botafogo e Criciúma.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Nos anos seguintes, no entanto, o Coritiba não teve a mesma sorte. Em 2020 e 2017, a equipe paranaense terminou como 18° colocado e acabou indo para a Série B. Nas ocasiões, respectivamente, o Coxa tinha 20 e 27 pontos até a 23ª rodada, fechando com 31 e 43.
Contra o Coritiba, todavia, joga o fato de que, nas três ultimas edições do Brasileiro, foram rebaixados os doze clubes presentes no Z4 quando faltavam 15 rodadas para o término da competição. Para escapar do descenso, o Coxa precisa, agora, de mais oito vitorias, visando chegar ao “número mágico” para escapar, os 45 pontos.