O árbitro escalado pela Conmebol para a partida Palmeiras x Athletico, pelo duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores, já foi afastado pela entidade em razão de um lance polêmico no ano passado. O uruguaio Estaban Ostojich era o assistente de vídeo de Argentina e Brasil, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Naquela ocasião, a Conmebol considerou que houve “erro grave” por parte do árbitro.
+ Com elenco reforçado, Athletico embarca com novidades para partida contra o Palmeiras
O lance foi uma agressão do zagueiro Otamendi no atacante Raphinha. O árbitro de campo, Andrés Cunha, não havia marcado falta no jogador brasileiro, que depois do lance levou cinco pontos na boca. Na revisão, Ostojich considerou o lance faltoso, mas para cartão amarelo, pela “intensidade média do golpe”. Assim, ele não recomendou a revisão da agressão. Árbitro e VAR foram suspensos pela entidade.
Para saber tudo sobre a Libertadores, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A Conmebol, na época, disse que Otamendi “colocou em risco a integridade física de Raphinha com uso do braço no rosto”. Nesta edição da Libertadores, Ostojich já apitou quatro partidas, entre elas Flamengo x Corinthians, pelas quartas de final da competição.
– Eu considero que aqui é golpe com o antebraço no rosto, com intensidade média. Sim, no rosto. Isto me parece que é falta para cartão amarelo. Não considero para cartão vermelho. Estamos de acordo? – Esteban Ostojich, responsável pelo VAR em Argentina x Brasil.
Para o duelo que vale vaga na decisão da Libertadores, o Athletico está em vantagem, após vencer por 1 a 0, com isso, basta um empate para garantir a classificação. Já o Palmeiras precisa vencer por dois, ou mais, gols de diferença para avançar no tempo normal. Uma vitória por 1 a 0 para o Alviverde, leva a decisão para as cobranças de pênaltis.