O penúltimo dia de jogos do grupo D da 16ª temporada da ESL Pro League teve muitas emoções e resultados que embolam a classificação. No principal confronto do dia, a FURIA foi derrotada pela Cloud9 e perdeu os 100%. A Liquid viu a classificação complicar após um revés para a Eternal Fire e a EG embalou o segundo triunfo consecutivo para acirrar a briga pelas vagas.
Movistar Riders 0x2 Evil Geniuses
Sem muito problema, a EG embalou a segunda vitória na Pro League. Na Overpass, o time norte-americano se manteve o tempo todo em vantagem, mas viu a Movistar Riders equilibrar as ações e encostar no placar como CT em 8 a 7. A equipe espanhol ainda chegou a empatar no round pistol, mas Nealan e autimatic fizeram uma grande defesa para embalar oito em dez rodadas e completar o 16 a 9.
A Nuke também foi mais uma grande vitória da EG. Em mais um primeiro tempo equilibrado, os norte-americanos começaram muito bem e abriram 9 a 1 com o time todo evitando os plants adversários. No entanto, Dav1g e Martinez colocaram a Movistar na partida com cinco rounds e o 9 a 6. Mas novamente o segundo tempo foi completamente da EG, que anotou quatro rodadas seguidas e encaminhou o jogo. A Movistar até tentou evitar, mas não resistiu e foi derrotada por 16 a 8.
Liquid 0x2 Eternal Fire
A surpresa do dia ficou por conta da vitória da Eternal Fire contra a Liquid. Com três derrotas na competição, os turcos tinham a dura missão de bater os estadunidenses e fizeram em dois mapas equilibrados. Na Vertigo, a equipe europeia até começou atrás, mas woxic e Majer combinaram para 32 abates até a metade da parcial. Os norte-americanos ainda viraram o placar, mas acabaram perdendo o controle e a etapa terminou em 8 a 7. No segundo tempo, as duas equipes trocaram altos e baixos, mas os turcos voltaram a embalar no fim do mapa para fechar em 16 a 13.
A Inferno voltou a ser equilibrada, mas desta vez a Eternal Fire venceu os dois rounds iniciais. Quando chegou as rodadas armadas, a Liquid mostrou sua força, embalou sete rodadas seguidas e encaminhou a primeira parte. O que os estadunidenses não esperavam era uma reação forte de woxic, Xantares e Majer, que conduziram as ações para um novo 8 a 7. O segundo tempo trouxe até um pequeno equilíbrio nos rounds iniciais, mas os turcos não deram chance e voltaram a abrir, conseguiam vantagem no mapa e fecharam em 16 a 11.
Cloud9 2×0 FURIA
No encontro dos líderes do grupo, a Cloud9 levou a melhor. Logo de cara, os russos dominaram completamente a escolha da FURIA. Na Mirage, a equipe europeia dominou sem muitos sustos no CT, conseguia surpreender os brasileiros e não deixava qualquer ponto de economia para ganhar vantagem contra os adversários. Mesmo com Kscerato chamando a responsabilidade e anotando 13 abates, o time sul-americano não segurou o ímpeto rival e foi derrotado por 10 a 5. No segundo tempo, a Cloud9 voltou a se impor, embalou quatro rounds seguidos e praticamente encaminhou o mapa. A FURIA até reagiu com três rodadas, mas não teve forças e sofreu o revés por 16 a 8.
Para a Overpass, a FURIA voltou diferente e conseguiu equilibrar mais as ações. Tanto no CT como TR, o time brasileiro se envolveu, jogou junto, mas pecou nos momentos cruciais para entregar rounds importantes e fechar a derrota. No ataque, a Cloud9 chegou a abrir 8 a 2, mas terminou com a sensação de que poderia ter saído melhor com uma reação brasileira para fechar em 8 a 7. No segundo tempo a FURIA ainda chegou a empatar duas vezes e até virar para 14 a 13. No entanto, o quinteto russo estava inspirado para voltar a passar no placar e consumar a vitória por 16 a 14.
Próximos jogos e classificação
Após quatro jogos, a Cloud9 é a líder do grupo D com 100% de aproveitamento. Com 3-1, a FURIA é a segunda colocada isolada. Em terceiro e quarto lugar estão Liquid e EG, respectivamente, com a Eternal Fire em quinto e a Movistar Riders na lanterna sem nenhuma vitória.
O último dia de jogos terá grandes emoções na Pro League. Com todas as partidas acontecendo simultaneamente, a Cloud9 enfrenta a Liquid, a Movistar Riders duela com a Eternal Fire em busca da primeira vitória e a FURIA quer vencer a EG para confirmar a vaga nos playoffs.