O São Paulo não terá vida fácil na final da Sul-Americana, neste sábado (01), às 17h, em Córdoba, contra o Independiente Del Valle (EQU). Apesar de ser um clube sem muita mídia no Brasil, os equatorianos possuem um bom time e um meio-campo forte para atuar diante do clube do Morumbi.
Nos últimos cinco jogos, o Independiente Del Valle perdeu apenas uma partida, no dia 3 de setembro. De lá para cá, foram três vitórias e um empate. A equipe fez nove gols e sofreu quatro.
Um dos principais pontos fortes do Del Valle é a marcação pressão que exerce nos adversários. O técnico Martin Anselmi costuma atuar com um bloco alto de marcação, preenchendo o campo de defesa do rival para recuperar a bola o mais rapidamente possível e criar chances de gol.
Os atacantes Jhoanner Chavez e Lautaro Díaz são velozes e usam esse fator para tentar recuperar a bola dos defensores e sair em velocidade para pegar a defesa desprevenida. Outro fator que o São Paulo precisa ter atenção é na troca de passes e um meio-campo muito forte do Del Valle, especialmente por conta de dois jogadores.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O primeiro deles é Marco Angulo, de 20 anos, com convocações para a seleção de base do Equador e um dos destaques da equipe. Na competição nacional, ele é um dos líderes do elenco em passes certos, com um aproveitamento de 83%. Nessa temporada, ele se tornou titular da equipe profissional do Del Valle, onde disputou 33 jogos, marcou um gol e deu 3 assistências.
Meio de campo moderno, Angulo tem boa qualidade de passe e saída de jogo, e é um jogador que chega muito na área. Na Copa Sul-Americana, o atleta disputou seis jogos, marcou um gol e deu duas assistências.
Outro para se ficar de olho é Junior Sornoza, velho conhecido dos brasileiros. O meia de 28 anos atuou no Corinthians entre 2019 e 2020, sendo emprestado na temporada passada. Neste ano, o jogador, que tem como ponto forte os passes e a bola parada, soma 37 jogos e 13 gols marcados. Na Sul-Americana, foram seis partidas, com um gol e quatro assistências.
O que o São Paulo pode aproveitar?
Como toda equipe, o Del Valle tem os seus pontos fracos. Um deles é a recomposição defensiva. Por ter um estilo de jogo mais ofensivo, o clube costuma deixar espaços nas laterais, principalmente nas costas de Fernández e Quintero. Ponto positivo para que Patrick e Alisson explorem.
Outro ponto que o São Paulo pode aproveitar é a lentidão na defesa. Apesar de um meio-campo rápido e jovem, a zaga não é conhecida pela sua rapidez. O trio Segovia, Schunke e Mateo Carabajal são bons construtores, mas podem perder na velocidade para o ataque do Tricolor, que apesar de não ser muito veloz, tem uma troca de passes rápida.