O Corinthians se encaminha para sua sétima final de Copa do Brasil, quatro anos após a última vez em que foi finalista, em 2018. Na próxima quarta-feira (12), o Timão enfrenta o Flamengo pelo jogo de ida da competição. A partida acontece na Neo Química Arena, às 21h45m, pelo horário de Brasília. A volta está marcada para 19 de outubro, no mesmo horário, no Maracanã.
Finalista da Copa do Brasil em outras seis ocasiões, o Alvinegro Paulista sagrou-se campeão três vezes, nas campanhas de 1995 (contra o Grêmio), 2002 (contra o Brasiliense) e 2009 (contra o Internacional) e foi derrotado em 2001 (pelo Grêmio), 2008 (pelo Sport) e 2018 (pelo Cruzeiro). Para esta final, o Corinthians tem a oportunidade protagonizar um duelo com o rival interestadual numa reedição da decisão da Supercopa do Brasil de 1991, quando enfrentou o Flamengo e venceu no Morumbi, pelo placar de 1 a 0.
Gostando do texto? Mais informações sobre o Corinthians você encontra no Esporte News Mundo através do Twitter, Facebook e Instagram.
Numa decisão em duas partidas, o jogo de ida tem o poder de mudar completamente a história, dando esperança a uma equipe que saiu atrás, deixando tudo em aberto para o embate seguinte ou assegurando o troféu a quem saiu com a vantagem. É a partir dele que a partida final se redesenha, um gol no jogo de ida pode mudar todo cenário decisivo.
Pensando no primeiro jogo das decisões da Copa do Brasil em que o Corinthians foi finalista, vejamos o desempenho do Alvinegro em confrontos iniciais:
1995 – Fazendo o jogo de ida no Pacaembu, o Timão venceu o Grêmio pelo placar de 2 a 1, com gols de Marcelinho Carioca e Viola, a favor do Corinthians, o desconto do clube gaúcho veio de Luis Carlos Goiano.
2001 – Novamente contra o tricolor gaúcho, o estádio Olímpico foi palco de um empate em 2 a 2, os gols foram de Marcelinho Carioca e Müller pelo lado alvinegro, e Luís Mário guardou dois pelo Grêmio.
2002 – Finalista com o Brasiliense, o Time do Povo saiu à frente no Morumbi, vencendo por 2 a 1, os gols foram de Deivid, o Jacaré descontou com Maurício.
2008 – O jogo de ida contra o Sport, no Morumbi, terminou em 3 a 1 para o Corinthians. os gols foram de Dentinho, Herrera e Acosta, pelo lado paulista e Enilton pelo clube pernambucano.
2009 – Com o primeiro jogo no Pacaembu, o Alvinegro saiu vitorioso sobre o Internacional pelo placar de 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo.
2018 – Na última final disputada, o jogo de ida foi no Mineirão. O Timão foi derrotado no pelo Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Thiago Neves.