O Fortaleza empatou fora de casa contra o Athletico nesta última quarta-feira (5) e chegou aos 38 pontos no Brasileirão. Restam oito rodadas, e assim, o Leão do Pici precisará de pelo menos 15 pontos para classificar para Libertadores de 2023.
LEIA TAMBÉM:
- Veja os melhores momentos do empate entre Athletico x Fortaleza pelo Brasileirão
- Atuações: Thiago Galhardo abre vantagem, mas Fortaleza sofre gol do Athletico-PR no final; veja notas
SEIS VAGAS QUE VIRAM OITO
Desde 2016, quando o Campeonato Brasileiro passou a distribuir seis vagas para a principal competição de clubes da América do Sul, ficou mais acessível para equipes que estavam no meio de tabela durante a temporada classificarem.
Outros dois fatores que facilitam são que, na maioria das vezes, o campeão da Copa do Brasil estava inserido no G-6 e algum clube brasileiro ganhava uma das competições continentais no ano (Libertadores ou Copa Sul-Americana) também estava entre os seis primeiros na Série A.
Então, quem estava em oitavo lugar no campeonato nacional de pontos corridos também classificava para a Libertadores. Nesse ano tudo tende a não ser diferente, já que Corinthians, Flamengo e Athletico (finalistas das Copas) estão na 4ª, 5ª e 6ª colocação, respectivamente.
SITUAÇÃO DO FORTALEZA
Assim, o Fortaleza almeja a oitava posição (que neste momento está com o América-MG, com 42 pontos e um jogo a menos) e para isso, precisará chegar na marca de 53 pontos, isso pois é a pontuação mínima que classificou um clube para a Libertadores. Aconteceu apenas uma vez, justamente com o Coelho no ano passado.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube
Diante dessa situação, o Tricolor de Aço precisa de 62% de aproveitamento mínimo, o que significa conquistar 15 pontos de 24 que ainda vai disputar. O time cearense ainda tem oito duelos, sendo cinco como mandante e três como visitante. Se fizer a lição de casa e vencer todos as partidas com o apoio do seu torcedor (contra Avaí, Atlético-MG, Coritiba, Atlético-GO e Red Bull Bragantino) o sonho, que era quase impossível na metade da competição, pode se tornar realidade.
Além dos jogos na Arena Castelão, o time comandado por Vojvoda terá os três duelos difíceis fora de casa. Um confronto direto contra o América-MG, um jogo muito complicado contra o Palmeiras e um embate contra o Santos na Vila Belmiro.