A Conmebol anunciou, nesta terça-feira, uma importante mudança para as suas principais competições de clubes. A partir de 2023, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana terão o VAR em todas as suas fases. A decisão foi feita pelo Conselho da Entidade, que comprovou as condições técnicas e logísticas adequadas para aplicar a medida e após analisar as propostas das empresas fornecedoras que participaram da licitação.
Até as edições desta temporada da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o VAR só era utilizado a partir das fase de “mata-mata”. Ou seja, só das oitavas de final em diante.
“Desta forma, o sistema de revisão trará maior transparência desde o início dos principais torneios de clubes do continente. Trata-se de um sonho da Conmebol desde a implantação desta ferramenta tecnológica e um pedido feito por diversos clubes participantes dos referidos torneios”, publicou a Conmebol em nota.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
De acordo com a entidade sul-americana, “diversos obstáculos técnicos e logísticos” impediam a utilização do VAR em todas as fases das competições. Assim, a Conmebol diz que, agora, superou tais obstáculos.