No início da madrugada desta segunda-feira, a FIA veio a público comunicar que Fernando Alonso foi punido com 30 segundos e perdeu o seu sétimo lugar. O bicampeão recebeu a punição pois segundo a organização a Alpine teria soltado ele de maneira insegura.
A decisão da FIA foi anunciada para o público às 23h no horário de Brasília, 21h do horário local no Texas. O incidente entre Stroll e Alonso aconteceu na volta 22 e o espanhol ficou com o carro danificado. O canadense foi punido com três punições no grid do GP do México. De maneira surpreendente, Alonso não abandonou, porém foi aos boxes e voltou para a última posição, mas depois de muita batalha ele terminou na sétima posição. Entretanto, a FIA viu problemas e o 7º lugar virou um 15º lugar.
A FIA decidiu punir Alonso por causa de um protesto da Haas, a equipe americana alegou que o carro do espanhol estava com o retrovisor danificado e o espelho até chegou a cair em certo ponto da corrida, algo que é proibido no regulamento.
A reunião para conversar sobre a punição teve Gunther Steiner e Ayao Komatsu representando a Haas, Alan Pérmane representando a Alpine, além de Niels Wittich, Jo Bauer e Nikolas Tombazis representando a FIA. A Haas alegou que o carro de Alonso era inseguro para os outros na pista e que a equipe americana recebeu a bandeira preta e laranja em três ocasiões diferentes nesta temporada por ter um carro em condições inseguras.
Para contradizer a Haas, a Alpine alegou que Alonso não teve culpa pela queda do espelho e que ele caiu por causa do acidente com Stroll. Permane também disse que depois da queda do espelho, em apenas uma ocasião houve alguém atrás do espanhol, e que o engenheiro da Alpine o informava sobre a distância a todo momento. Também relembrou de um episódio no GP do Japão de 2019, quando Charles Leclerc e Lewis Hamilton puderam continuar a corrida com problemas no espelho.
O vídeo mostrou que o carro primeiro teve o espelho balançando por várias voltas até ficar na pista. Jo Bauer disse que o espelho solto era perigoso, poderia cair e atingir outro piloto, e por isso faltava segurança. Também citou que o carro precisa ter os dois espelhos presos a todo momento. Os comissários reconheceram que não houve o aviso com a bandeira preta e laranja para Alonso apesar da Haas notificar a situação à direção de prova em duas ocasiões.
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Com isso, a FIA puniu Alonso com um “stop-and-go” de 10 segundos. Por causa da corrida já ter sido encerrada, a punição vira um acréscimo de 30 segundos ao tempo final da corrida, logo o espanhol sai dos pontos.
Logo, Sebastian Vettel sobe para a 7ª, Kevin Magnussen para a 8ª, Yuki Tsunoda na 9ª e Esteban Ocon fecha o top-10.
A Fórmula 1 retorna já na próxima sexta-feira (28), com os treinos livres no GP do México. A corrida está marcada para domingo (30).