O Athletico é o atual 6º colocado do Campeonato Brasileiro com 54 pontos e no momento está garantindo sua vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2023. Contudo, o Atlético-MG enfrenta neste domingo (06) o Botafogo em Belo Horizonte e em caso de vitória do Galo, o Furacão perde a posição.
Para saber mais sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Faltando duas rodadas para o fim do campeonato e com muitos adversários colando no Athletico, o torcedor já começa a fazer as contas para tentar prever o cenário ao final da 38ª rodada. Confira aqui a tabela do Furacão e seus concorrentes nas últimas duas rodadas e o que a equipe de Felipão precisa para se garantir entre os 6 melhores.
Tabela:
36ª rodada
- Atlético-MG X Botafogo
37ª rodada
- Atlético-GO X Athletico
- Atlético-MG X Cuiabá
- São Paulo X Internacional
- Palmeiras X América
38ª rodada
- Athletico X Botafogo
- Corinthians X Atlético-MG
- Goiás X São Paulo
- América X Atlético-GO
Caso o Atlético-MG não vença o Botafogo, o Furacão depende apenas dele mesmo para garantir vaga no G6 e conquistar seu objetivo de estar na próxima Libertadores. Mesmo assim, o Athletico tem o péssimo saldo de -3, o que não daria a vantagem contra nenhum dos concorrentes em caso de empate de pontos. Por isso, se torna fundamental conquistar os seis pontos que estão em jogo nas últimas duas rodadas.
Caso o Atlético-MG some os 3 pontos nesta rodada, o Athletico precisará secar o xará mineiro nos últimos dois jogos, além de continuar precisando vencer os seus confrontos. Neste momento, a única derrota do Athletico jogando em casa neste Brasileirão faz a diferença, o 1 a 0 justamente para o Atlético-MG ainda com Fábio Carille no comando rubro-negro.
Essa reta final de campeonato poderia ser muito mais tranquila para o Athletico, com os concorrentes ao G4 que acompanharam o Furacão pela boa parte do ano abrindo mais de 10 pontos de vantagem, fica visível a queda brutal de rendimento do Athletico no Brasileirão.
Com um excelente começo, chegando até a liderar a competição, o Athletico teve a 5ª melhor campanha do primeiro truno, garantindo 31 pontos. No segundo turno a cena muda, a equipe treinada por Felipão tem o 11º melhor retrospecto, com 23 pontos somados, isso explica a proximidade dos rivais e a vaga no G6 que já pareceu garantida, ameaçada.
Na última coletiva de imprensa, após a derrota para o Internacional no Beira-Rio, o volante Fernandinho comentou sobre a situação do Athletico nas últimas rodadas.
— Temos que nos considerar privilegiados pelo ano que estamos vivendo. Estamos em um momento delicado, pois temos a possibilidade de terminar fora do G6. Mas também ver que tem muitos bons times que estão em uma posição pior do que a nossa.