O técnico Tite confirmou, nesta segunda-feira (07), a lista de 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Com poucas surpresas na listagem final, o treinador acabou recebendo críticas pela convocação de Daniel Alves, do Pumas, do México. O jogador de 39 anos não atua desde o final de setembro. Questionado sobre a presença de Dani Alves, Tite explicou o quanto o atleta poderá ser importante na parte técnica e tática.
— Um acréscimo na parte técnica e tática. A qualidade técnica e individual que o Dani Alves empresta neste quesito de criação é impressionante, para ser um organizador, um articulador. Não temos nele um jogador de 60, 70 metros de ida e volta. Esta é a função dele, fora outras virtudes. É um dos capitães da equipe, aí vai depender da escalação — avaliou Tite, que completou em outro questionamento.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— Não quer fazer uma pergunta tua e não pegar o gancho? Por que, que referência é o Twitter com os milhões de torcedores que temos? Não vim para agradar quem está nas mídias sociais, que não sei qual percentual é este público em relação ao brasileiro. Respeito opiniões divergentes e não estou aqui para convencer a todos. Não tenho esta pretensão. Só quero passar dados para que as pessoas façam sua análise e democraticamente criem sua opinião. Todos têm meu respeito, mesmo esta parcela diminuta. São 220 milhões de brasileiros. Respeito, sim — completou.
Auxiliar técnico da Seleção Brasileira, César Sampaio também falou sobre o quanto Dani Alves poderá acrescentar em uma Copa do Mundo para o Brasil. O jogador vai disputar o seu terceiro Mundial após ter participado em 2010 e 2014. Em 2018, Dani Alves não foi convocado por conta de uma lesão.
— Ele é fantástico, comprometido com o novo, mobiliza o entorno. É um cara que tenho como referência dos anos que convivi como atleta e agora como gestor técnico. Eu também tive a dúvida que vocês tiveram, pelo nível do campeonato que estava disputando e pelo melhor Dani que tivemos e ele mais uma vez me surpreendeu. Eu estou muito confiante não só do Dani, mas todos os nomes que escolhemos podem trazer em entrega. Com a idade dele, 39 anos, um jogador mundialmente falando já está pensando em aposentadoria na maioria. Eu me aposentei antes. Ele faz muito bem a gestão do externo — disse César Sampaio.
A apresentação da Seleção Brasileira será no próximo dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. O Brasil, que está no grupo G do Mundial ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões, vai estrear no próximo dia 24 de novembro, às 16hs (de Brasília). A Copa do Mundo terá início no dia 20 de novembro, quando Catar e Equador se enfrentarm, às 13hs (de Brasília).
Confira a convocação:
Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton
Laterais: Daniel Alves, Danilo, Alex Sandro e Alex Telles
Zagueiros: Bremer, Éder Militão, Marquinhos e Thiago Silva
Meias: Bruno Guimaraes, Casemiro, Everton Ribeiro, Fabinho, Fred e Lucas Paquetá
Atacantes: Antony, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Neymar, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinícius Júnior.