Após tanto tempo longe, o País de Gales está pronto para voltar a disputar a Copa do Mundo. Na tarde desta quarta-feira (9), o técnico Rob Page divulgou a lista de 26 jogadores convocados para o Mundial a ser disputado no Qatar entre os próximos dia 20 de novembro e 18 de dezembro. Os galeses, que disputaram o torneio apenas uma vez em 1958, retornam após 64 anos de ausência. A grande aposta do técnico foi a escolha no meia Joe Allen, mesmo sem ritmo de jogo há meses por causa de lesão, enquanto outros atletas também sem estarem com condicionamento físico ideal foram retirados, como Rhys Norrington-Davies. Em entrevista coletiva, Page explicou algumas escolhas e depositou a confiança nos chamados.
Eu não acho que tem surpresas nesta lista. Estamos dando a Joe Allen todas as oportunidades para estar apto para o primeiro jogo e eu nunca tiraria seu nome do grupo. Ele está progredindo como queremos e está totalmente concentrado em sua recuperação e em ficar em forma. Se ele estiver em forma, jogará. Ele é enorme pela forma como jogamos e pelo sucesso que tivemos. Ele é um cara com vasta experiência e conhece o jogo de dentro para fora. Isso é inestimável. Eu tenho uma ideia do que a equipe vai se. Fui a Alicante (Espanha) para ver o jogo dos Estados Unidos e para ver como eles se preparam. Tenho uma ideia do que vamos fazer. Gareth Bale marcou um gol importante no Los Angeles FC e mostrou o que pode fazer. Bale provou repetidas vezes que, quando veste a camisa de Gales, independentemente de quantos minutos jogou nos clubes, sempre produziu. Nas grandes ocasiões, ele aparece e cresce.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Nas Eliminatórias Europeias, os galeses estiveram no Grupo E, ao lado da Bélgica, da Tchéquia, da Estônia e de Belarus. A seleção ficou no segundo lugar, com quatro vitórias, três empates e uma derrota em oito jogos e foi à repescagem. Nas últimas fases decisivas, venceu a Áustria por 2 a 1 e a Ucrânia por 1 a 0. A expectativa é ter o melhor desempenho possível. No único Mundial que disputou, em 1958, avançaram até às quartas de final, quando foram eliminados pela Seleção Brasileira, que conquistaria logo depois seu primeiro de cinco títulos.
Na Copa do Mundo no Qatar, País de Gales estará no Grupo B, ao lado da Inglaterra, do Irã e dos Estados Unidos. A estreia será na segunda-feira (21), às 16h, diante dos estadunidenses, o segundo jogo terá os iranianos como adversário na sexta-feira (25), às 7h da manhã, e o encerramento da fase de grupos será o clássico britânico diante dos ingleses às 16h da terça-feira (29). As três partidas serão realizadas no Ahmad bin Ali Stadium.
Lista de convocados
Goleiros – Wayne Hennessey (Nottingham Forest/ING), Danny Ward (Leicester/ING) e Adam Davies (Sheffield United/ING).
Defensores – Chris Gunter (Wimbledon/ING), Ben Davies (Tottenham/ING), Connor Roberts (Burnley/ING), Ethan Ampadu (Spezia/ITA), Chris Mepham (Bournemouth/ING), Joe Rodon (Stade Rennais/FRA), Neco Williams (Nottingham Forest/ING), Tom Lockyer (Luton Town/ING) e Ben Cabango (Swansea/GAL).
Meio-campistas – Aaron Ramsey (Nice/FRA), Joe Allen (Swansea/GAL), Harry Wilson (Fulham/ING), Jonny Williams (Swindon Town/ING), Joe Morrell (Portsmouth/ING), Matthew Smith (Milton Keynes Dons/ING), Dylan Levitt (Dundee United/ESC), Rubin Colwill (Cardiff/GAL) e Sorba Thomas (Huddersfield Town/ING).
Atacantes – Gareth Bale (Los Angeles FC/EUA), Daniel James (Fulham/ING), Kieffer Moore (Bournemouth/ING), Brennan Johnson (Nottingham Forest/ING) e Mark Harris (Cardiff/GAL).
Técnico – Robert Page.