O UFC 281 aconteceu neste sábado (12) em Nova York, para colocar em jogo dois cinturões da organização, o do peso-médio e o da categoria dos palhas, respectivamente defendidos por Israel Adesanya e Carla Esparza
E nenhum dos campeões saiu do Madison Square Garden com seus títulos. Enquanto Adesanya era nocauteado pelo seu rival dos tempos de kickboxing, Alex Poatan, Esparza foi finalizada por Weili Zhang para lhe tomar o cinturão dos palhas.
LEIA TAMBÉM
+ Após oito meses, Cain Velasquez deixa prisão e responderá processo em liberdade
A luta
Um começo de luta em que os dois rivais usaram de chutes para tentar se estudar. O nigeriano é quem usa mais os chutes baixos na base do brasileiro e conseguiu encaixar um bom soco em Poatan, que respondia buscando achar o rival. No final do primeiro round, uma joelhada de Poatan foi respondida por boa sequência de socos do campeão que balançaram o brasileiro.
Alex Poatan seguiu na caça pelo ‘Last Stylebender’, melhor na movimentação e no controle do octógono. O brasileiro teve boa chance de igualar as forças em sequência de jab e paulada de esquerda, mais gancho e tentativa de clinche, revertida pelo nigeriano, que quase colocou o desafiante no chão. Um outro jab do campeão entra e a resposta do brasileiro vem com chute alto certeiro, que tentou render queda, mas nada aconteceu nos segundos finais.
No terceiro round, Adesanya buscou retomar o controle e Poatan foi para a queda. O brasileiro conseguiu, mas foi o nigeriano a ficar por cima e foi para a montada e depois as costas do desafiante, que procurava se defender. Por cima, o campeão procurava desgastar Poatan, que se defendia do jeito que podia e conseguiu o travar quando o ‘Last Stylebender’ foi para sua guarda ao final do assalto.
Novamente o campeão começou o quarto round com vantagem na trocação e impedindo as investidas de Poatan. O brasileiro tentava segurar o ímpeto do nigeriano, sem sucesso exceto quando colocava a luta na grade para procurar parar o ritmo do campeão. Uma sequência de jab e cruzado de Alex pegou Adesanya, que respondeu tentando a queda por duas vezes, ambas bem defendidas pelo desafiante.
O quinto e decisivo round do main event do UFC 281 teve Poatan buscando o nocaute ou a finalização que poderiam lhe dar a vitória, mas ainda travado pelo bom jogo defensivo de Adesanya. Uma joelhada do brasileiro conseguiu chegar no nigeriano, sendo o momento do desafiante ir para cima e, um upper certeiro numa sequência poderosa de socos balançou o nigeriano, nocauteado em pé, e fez de Alex Poatan o novo campeão dos médios do UFC.
– Me sinto muito bem, muito feliz! Já estava escrito. Eu sabia que seria campeão. Sou humilde, falei de uma forma que algumas pessoas não gostaram, mas faz parte. Desde o primeiro camp, não fiz três rounds, só fazia quatro ou cinco. Tive uma luta diária. Foi difícil, muitas pessoas desacreditaram e achavam que eu não poderia fazer cinco rounds. Fiz muito bem e estou pronto para a próxima – disse Poatan após receber o cinturão.
PEREIRA DOES THE UNTHINKABLE!! ?
HE KOs ADESANYA AGAIN!! #UFC281 pic.twitter.com/YiNrtkrVFY
— UFC (@ufc) November 13, 2022
Weili Zhang finaliza e retoma cinturão dos palhas
No co-main event da noite, Carla Esparza pôs seu cinturão dos palhas em disputa contra Weili Zhang. A luta começou em ritmo morno, mas quando Zhang tentou um chute, Esparza quedou a desafiante, mas quem tentou ir para as costas foi a chinesa, Depois, a luta foi para outro momento e trocação no qual a americana tentou o takedown, mas quem ficou por cima foi a ‘Magnum’.
A ex-campeã partiu para cima no segundo round, batendo forte e fazendo com que a campeã fosse para a queda. Novamente, a chinesa ficou posição favorável e passou a buscar travar a defesa de Esparza para encaixar a finalização. Quando o mata-leão foi acertado, desistência da americana e Weili Zhang volta a ser campeã dos palhas do UFC.
GIVE HER THE BELT BACK ?@MMAWeili recaptures gold at #UFC281!! pic.twitter.com/su4ioC7DIP
— UFC (@ufc) November 13, 2022
Poirier finaliza Chandler em ‘batalha’
Promessa de ‘guerra’ no octógono, Michael Chandler e Dustin Poirier se enfrentaram em duelo importante da categoria dos leves. E a promessa foi cumprida, com Chandler começando no ataque e encaixando bons golpes, intimidando Poirier, que aguentou e tentou cruzado. Em um dado momento, o ex-campeão do Bellator tentou criar algo no chão, mas foi alvo de uma série de golpes do ‘Diamond’ no fim do primeiro round que atiçaram os fãs no Madison Square Garden.
No segundo round, de novo Chandler tentou a queda, mas quase abriu espaço para a finalização de Poirier. Ensanguentado, o ‘Iron’ também teve sua chance de procurar finalizar, também sem sucesso. O ex-Bellator usava muito bem o jogo de chão para se manter ‘mochilado’ nas costas e aplicando um quase incessante ground and pound.
E Michael Chandler tentou a queda, mas quem caiu por cima foi o ‘Diamond’, que rapidamente aproveitou a chance para se posicionar, pegar as costas do rival, encaixar mata-leão até a desistência. Assim, Dustin Poirier garante uma vitória que pode o colocar novamente perto de um title shoty;
THE DIAMOND GETS IT DONE IN AN INSTANT CLASSIC ? #UFC281 pic.twitter.com/56vHlHqfaI
— UFC (@ufc) November 13, 2022
Frankie Edgar encerra carreira com derrota
O UFC 281 também foi a ocasião em que um dos lutadores mais celebrados do MMA, Frankie Edgar, fez sua última luta na carreira. O veterano foi uma das atrações do evento, enfrentando Chris Gutierrez numa das lutas do card principal.
Edgar tentou tomar o controle da luta, mas Gutierrez conseguiu encaixar bons golpes e a balançar o veterano. ‘The Answer’ conseguiu se recuperar, mas não conseguia achar espaço para atingir o rival mais jovem. Assim, uma joelhada certeira de Gutierrez atingiu Edgar em cheio e, de forma anticlimática, sua carreira foi encerrada com derrota.
Chris Gutierrez stops Frankie Edgar ?
A perfect knee up the middle ends this one early #UFC281 pic.twitter.com/M5A0A1VKYq
— UFC (@ufc) November 13, 2022
Renato Moicano finaliza; Wellington Turman é derrotado
Fechando o card preliminar, Renato Moicano enfrentou Brad Riddell para tentar se colocar novamente no rumo das vitórias. E começou conectando socos e balançando o neozelandês. Quando a luta foi para o chão, o brasileiro tratou de pegar as costas e colocar o mata-leão bem encaixado par forçar o rival a bater e conseguir a vitória.
Renato Moicano came to FIGHT ?@MoicanoUFC gets it done in one at #UFC281! pic.twitter.com/Lop9e1ibCh
— UFC (@ufc) November 13, 2022
Lightweight champion, most fight time in UFC history, legend of the sport ?
Congratulations on an incredible career, @FrankieEdgar ? #UFC281 pic.twitter.com/r0e18skGdh
— UFC (@ufc) November 13, 2022
Wellington Turman foi o primeiro brasileiro a subir no octógno no UFC 281, enfrentando Andre Petroski. O peso-médio não teve a melhor de suas performances, apesar de ter mostrado força na trocação e até conseguir um knockdown. Mas Petroski obteve o melhor sucesso usando seu grappling para barrar as iniciativas do brasileiro e conseguir controlar a luta para garantir a vitória.
Resultados UFC 281 – Adesanya x Poatan
Card principal
Alex Poatan venceu Israel Adesanya por nocaute técnico (2:01 do R4) – Poatan é o novo campeão peso-médio
Weili Zhang venceu Carla Esparza por finalização (1:05 do R2) – Weili Zhang é a nova campeã peso-palha
Dustin Poirier venceu Michael Chandler por finalização (2:00 do R3)
Chris Gutierrez venceu Frankie Edgar por nocaute técnico (2:01 do R1)
Dan Hooker venceu Claudio Puelles por nocaute técnico (4:06 do R2)
Card preliminar
Renato Moicano venceu Brad Riddell por finalização (3:20 do R1)
Ryan Spann venceu Dominick Reyes por nocaute (1:20 do R1)
Erin Blanchfield venceu Molly McCann por finalização (3:37 do R1)
Andre Petroski venceu Wellington Turman por decisão unânime dos juízes
Matt Frevola venceu Ottman Azaitar por nocaute (2:30 do R1)
Karolina Kowalkiewicz venceu Silvana Gómez Juárez por decisão unânime dos juízes
Michael Trizano venceu Seung Woo Choi por nocaute (4:51 do R1)
Montel Jackson venceu Julie Arce por decisão unânime dos juízes
Carlos Ulberg venceu Nicolae Negumereanu por nocaute (3:44 do R1)